Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FESTA FOLCLÓRICA
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas no 41º Arraial Flor do Maracujá

🛠️ Acessibilidade:

Quadrilha Rádio Farol e Boi Estrelinha conquistam títulos mirins; evento reuniu mais de 100 mil pessoas em Porto Velho

Por Informa Rondônia - terça-feira, 12/08/2025 - 07h57

Conteúdo compartilhado 174 vezes

Porto Velho, RO – A quadrilha junina JUABP e o boi-bumbá Az de Ouro foram os campeões da categoria adulta na 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, realizada de 1º a 10 de agosto de 2025, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. Na categoria mirim, os vencedores foram a quadrilha Rádio Farol e o boi-bumbá Estrelinha. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), atraiu mais de 100 mil visitantes e gerou mais de R$ 1 milhão em faturamento para os comerciantes presentes.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, afirmou que o Flor do Maracujá é resultado de ações voltadas à valorização cultural, promoção do turismo e desenvolvimento local. “O governo do estado investe e organiza uma estrutura completa para que o evento aconteça com segurança, conforto e acessibilidade para todos. O objetivo é fortalecer a economia criativa, gerar oportunidades para empreendedores, artistas e trabalhadores, e manter viva a tradição da população”, disse.

Segundo o secretário da Sejucel, Paulo Higo, a edição de 2025 superou as expectativas em público e movimentação econômica, contribuindo para o fortalecimento da cultura popular e do comércio.

Fundada em 1992, a JUABP apresentou, na madrugada de 9 de agosto, o tema “O Lampião: nem herói, nem vilão”, abordando a trajetória de Virgulino Ferreira. Com coreografias, figurinos e narrativa integrados, a apresentação rendeu à quadrilha seu quarto título no Flor do Maracujá, somando-se às vitórias de 2006, 2016 e 2019. O marcador Maik de Paula relatou que o desafio foi adaptar o enredo aos personagens: “Fiz uma pesquisa, viajei para Maracanaú e aprendi novas formas de marcação, mais intensas. Adaptei ao meu estilo para eternizar o que sinto pelo São João. Meu lugar é na arena, não no palco”, afirmou.

O presidente João Big, à frente do grupo desde 2003, destacou inovações trazidas para a arena, como esculturas e um carcará de mais de 10 metros no fundo do palco.

No mesmo dia, às 23h10, o boi-bumbá Az de Ouro apresentou o tema “Cultura: a semente de nossas lutas”. Fundado em 1991 por Raimundo Guedes e atualmente presidido por Andréia Guedes, o grupo levou 270 brincantes à arena. Entre os destaques estiveram a porta-estandarte Rania Cavalcante, a sinhazinha Jennifer Cristina e a cunhã-poranga Jaqueline Dália. “Este ano, mais do que nunca, levamos à arena uma mensagem de resistência e pertencimento. Cada detalhe foi pensado para honrar nosso passado e inspirar o futuro”, disse Andréia.

Na categoria mirim, a quadrilha Rádio Farol, formada por 70 brincantes e 15 coordenadores, conquistou seu 15º título com o tema “Circo”, coreografado por Hethon Silva. O Boi Mirim Estrelinha, fundado em 1985 por Edna Sarmento e Margarida Caúla, completou 40 anos e alcançou seu 12º título, mantendo a tradição do boi-bumbá na capital rondoniense.

O 41º Arraial Flor do Maracujá manteve-se como um dos principais eventos culturais do estado, reunindo quadrilhas juninas e bois-bumbás e reforçando a preservação das tradições locais.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: