Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DESENVOLVIMENTO URBANO
Rondônia inicia 6ª Conferência Estadual das Cidades com debate sobre políticas urbanas

🛠️ Acessibilidade:

Evento discute desenvolvimento urbano inclusivo, sustentável e democrático

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 13/08/2025 - 13h17

Conteúdo compartilhado 159 vezes

Porto Velho, RO – A 6ª Conferência Estadual das Cidades de Rondônia será aberta nesta quinta-feira (14), às 9h, em Porto Velho, com programação até às 19h de sexta-feira (15). O encontro é coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e tem como objetivo promover discussões e construir propostas de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e democrático, com foco na melhoria da qualidade de vida nas cidades. O tema central é “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

De acordo com o Decreto Estadual nº 30.280, de 20 de maio, 18 municípios realizaram conferências municipais e elegeram representantes para a etapa estadual. Durante esta fase, serão escolhidos 37 delegados que representarão Rondônia na 6ª Conferência Nacional das Cidades.

O governador Marcos Rocha destacou a importância das conferências para o fortalecimento da participação social na formulação de políticas públicas. “As conferências são espaços importantes para o debate e a formulação de políticas voltadas ao desenvolvimento urbano e, consequentemente humano, envolvendo a participação da sociedade civil e do poder público, fortalecendo a justiça social”, afirmou.

A secretária da Seas, Luana Rocha, ressaltou que a iniciativa abrange discussões sobre áreas como habitação, mobilidade e outros setores essenciais para a qualidade de vida.

Os debates do evento incluem temas como articulação entre setores urbanos e planejamento de políticas públicas, gestão estratégica e financiamento, sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, além de segurança pública e o enfrentamento do controle armado em territórios populares.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: