Advogado conhecido pelas causas envolvendo meio ambiente, defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além dos direitos humanos, trabalha todos os dias (incluindo sábados e domingos), com uso de veículo próprio para atender demandas
Destaque
Entre ex-membros da equipe de Hildon Chaves, aliados de Mariana Carvalho e até parentes, um secretário tem sido notado pela população PELO TRABALHO: Vinícius Miguel. Uns não gostam muito de cumprir horário. Outros dão aquele migué quando precisam ir para o sol para fazer valer os quase 30 mil reais de salário.
Destaque 2
Vinícius é BEM DIFERENTE da maioria dos secretários da gestão Léo Moraes (Podemos). Mesmo sendo de um partido de centro-esquerda (PSB), o advogado que atua há décadas na defesa dos direitos do meio ambiente, direitos das crianças e adolescentes, além dos direitos humanos, tem até literalmente apagado incêndios em Porto Velho.
Destaque 3
E até por conta da profissão, ele deveria usar terno e gravata (iguais aos demais colegas de secretariado). Porém, nesses oito meses de gestão, ele nunca usou o figurino. Sem paletó, mas com enxada na mão. Todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Não é um secretário que se prende a burocracias, especialmente os carros oficiais para resolver qualquer coisa.

Destaque 4
Vinícius sempre atende o telefone a qualquer momento. E se é chamado para alguma urgência, não tem nenhum tipo de pudor em pegar seu veículo e gastar a própria gasolina. Para salvar animais de rua durante o dia, apagar incêndios à tarde, e à noite, fiscaliza os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) regarem as plantas sedentas com o verão amazônico.
Trabalho
Nas redes sociais e grupos de WhatsApp, os comentários são os mais diversos após os flagras: ele já usou motosserras na poda urbana de árvores, enxadas em aceiros em áreas de proteção permanente, bocas de lobo para plantar árvores. Apesar de ser de família conhecida na cidade, com um pai e um tio desembargadores, nunca negou “fogo” para trabalhos braçais.
Trabalho 2
Além de colocar a mão na massa e ser pau para toda obra (diferente mais uma vez da maioria dos seus “colegas”), também tem usado muito o diálogo, comum para um homem de família com sangue árabe, cujos ascendentes são conhecidos pelas negociações/pechincha.
Trabalho 3
Nos bastidores muita gente tem o descrito como negociador nato e mediador surpreendente. Tem estreitado parcerias mesmo com antigos adversários da pauta ambiental. De empresários, acostumados a reclamar de burocracias e até políticos de oposição tem feito elogios. Sem contar a turma do agro que tem aprendido que preservar a floresta pode ser um bom negócio e impulsionar as atuais e futuras lavouras.

Resultados
E mesmo em agosto, conhecido como um mês pré-queimadas e fumaceiro em Rondônia, a qualidade do ar na capital está melhor do que em anos anteriores. Setembro normalmente é o auge, mas atualmente é possível ver o céu azul e o sol, sem aqueles nevoeiros de fumaça que se formavam nas primeiras horas do dia e prejudicavam até a operação do aeroporto da capital.
Passado
Em um cenário marcado por extremos ambientais entre 2021 e 2024 — especialmente com níveis recordes de poluição em 2024 —, Porto Velho começa a respirar com mais alívio neste ano. A conjunção de iniciativas municipais, estaduais e da sociedade civil está revertendo, aos poucos, o ar tóxico que afluiu sobre a capital.
Mais resultados
Entre as principais mudanças para a melhoria da qualidade do ar está o Projeto Sentinela, lançado pela prefeitura em julho de 2025, em parceria com o Governo de RO e a Setic, esse sistema digital integra monitoramento em tempo real, inteligência ambiental e resposta rápida a focos de incêndio. A ação representa um avanço tecnológico e institucional inédito na gestão ambiental municipal.
Punições
Há mais fiscalização ativa e combate às queimadas urbanas: entre junho e julho de 2025, a SEMA registrou 111 denúncias de queimadas em áreas urbanas. A resposta incluiu autos de infração, multas que ultrapassaram R$ 120 mil e o emprego de caminhão-pipa e mini-veículos de combate a incêndios — tudo para frear a prática tão enraizada e perigosa.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Ações antes do caos
Há prevenção estrutural nas áreas verdes: com o início da estiagem, a SEMA intensificou o uso de aceiro — limpeza preventiva que remove vegetação seca e cria faixas de proteção para impedir avanços de fogo em áreas críticas da cidade, como o Parque das Águas.

Educação ambiental
Vinicius também tem estimulado mais ações educativas e conscientização comunitária: a prefeitura multiplica estratégias como pit-stops informativos e campanhas em escolas e bairros, alertando sobre os riscos das queimadas e reforçando a ideia de que “queimar lixo não é inofensivo”. Mais operações e fiscalização e multa aos infratores — medidas que começam a reduzir os registros de queimadas e do desmatamento em áreas prioritárias.
Ar limpo
Hoje, medições da IQAir registram cerca de 9 µg/m³ de PM₂.₅, o que configura qualidade do ar “boa” — contraste claro com os valores críticos do ano anterior. Embora sejam leituras pontuais, refletem um momento de ar menos carregado e dão pistas de que as ações têm sido bem-sucedidas em seu propósito imediato.
Tem mais
Especialistas alertam que o período de seca ainda não terminou e que é preciso consolidar essa virada com planejamento estratégico de longo prazo. A lição clara dos últimos anos é que Porto Velho não pode mais esperar — e, até agora, a combinação de governança, tecnologia, fiscalização e educação mostra que é possível — e urgente — pôr o ar no lugar limpo que sempre deveria ter.
Futuro
Infelizmente, a política é movida por trabalho ou inveja. Pode ser que Vinícius siga até o fim da gestão Léo Moraes. Pode ser que saia para novos desafios. Mas também pode ser que o prefeito possa ser influenciado por conselhos maliciosos que o façam “mirar” Vinícius com maus olhos. Enquanto pode ter gente fazendo o mal, Vinícius só continua fazendo o bem, dia e noite.
Futuro 2
Perguntado pela coluna se terá algum papel de destaque nas eleições do ano que vem, o secretário de Meio Ambiente não dá nenhum tipo de pista. Disse que quer apenas continuar trabalhando e mostrando resultados na cidade que tanto ama e que mora há décadas. Como dizia Ulysses Guimarães: política é igual nuvem – “um dia está de um jeito. Outro dia não está mais”.
Futuro 3
Com tanta gente do Legislativo querendo ocupar um lugar no Executivo (como Fernando Máximo, por exemplo) e tantos outros que querem ter oportunidade de mostrar trabalho em uma função diferente (caso do vice-governador Sérgio Gonçalves), pode ser que Vinícius tenha chance de ocupar uma vaga no parlamento, seja ela na Assembleia ou Câmara Federal em Brasília.

Novos rumos
Vinícius já foi da Rede, e hoje, está no PSB, que ainda tem forte influência do ex-prefeito e ex-deputado federal e estadual, Mauro Nazif. Por ora, está bem confortável na legenda, mas nada impeça que com tanto destaque, receba propostas para aumentar sua visibilidade em outro partido. Ainda mais com as eleições do ano que vem, que prometem ser bem animadas.
Bola cantada
Apesar de ter muitas restrições a diversos nomes da atual gestão de Léo Moraes, principalmente uma administração que prometia ser nova, mas que têm muitas figuras ligadas a Hildon Chaves e Mariana Carvalho, eu já tinha dito aqui mesmo que Vinícius Miguel surpreenderia no comando da SEMA. O trabalho dele fala por si só e não precisa de mais elogios.
