Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

SAÚDE
Mutirão do DIU em Porto Velho ultrapassa meta de atendimentos

🛠️ Acessibilidade:

Prefeitura realizou ação com inserção do dispositivo, testes rápidos de gravidez e ISTs

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 18/08/2025 - 11h30

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 768 vezes

Porto Velho, RO – O Mutirão do DIU, promovido no sábado (16) pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), ocorreu no Centro de Especialidades Médicas (CEM) Dr. Rafael Vaz e Silva, localizado no bairro Mato Grosso. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso ao Dispositivo Intrauterino (DIU) de Cobre 380, método contraceptivo de longa duração com eficácia de até dez anos.

A atividade foi organizada pela Maternidade Municipal Mãe Esperança em parceria com o Centro de Referência da Mulher. A equipe contou com sete médicos especialistas e nove médicos residentes, todos habilitados para realizar a inserção do dispositivo e o acompanhamento clínico das pacientes.

Segundo a diretora da Maternidade Municipal, doutora Conceição Simões, este foi o primeiro mutirão realizado na atual gestão. “Esse é o primeiro mutirão que estamos realizando nesta nova gestão, para atender mulheres em fases reprodutivas e que desejam ter um método contraceptivo de longa duração. O DIU de cobre tem duração de 10 anos e é muito bom para mulheres que não desejam ter filhos tão cedo, principalmente adolescentes e mulheres na fase final reprodutiva. Além disso, é um método não hormonal, que causa menos impacto ao organismo”, afirmou.

A previsão inicial era atender cerca de 250 mulheres, mas a procura superou o esperado, totalizando mais de 300 agendamentos. Além da colocação do DIU, foram ofertados testes rápidos de gravidez e para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Entre as participantes estava Maria de Nazaré, 22 anos, que chegou recentemente a Porto Velho vinda de Lábrea. Ela contou que soube da ação por colegas de trabalho. “No momento, estou focada no trabalho e nos estudos. Futuramente, eu penso em ter filho, mas não agora, sou muito nova”, afirmou. Para ela, a gratuidade no acesso ao método foi fundamental. “É muito bom, porque nem todo mundo tem condição de pagar para colocar”, completou.

A arquiteta Daniela Cristina também participou e relatou já ter utilizado o DIU anteriormente. “Eu coloquei o DIU, aí depois de seis anos eu tirei e agora decidi colocar novamente. Pretendo ter filhos futuramente e o DIU é um método que eu não preciso tomar hormônios, é um método seguro, é um método que eu escolhi”, disse.

Durante a ação, a enfermeira Silvia Neri destacou os benefícios do dispositivo. “É um método extremamente seguro, que a paciente coloca e já pode ir para casa, ter sua vida normal. Não agride o corpo, não causa dor nem desconforto. É um método muito bom”.

De acordo com Francisca Nery, diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Semusa, a inserção do DIU é oferecida de forma contínua na rede municipal. “Está disponível nas unidades básicas. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar o atendimento na regulação. Mas sabemos que, com a correria do dia a dia, muitas mulheres têm dificuldade de agendar e aguardar o retorno da fila do Sisreg. O mutirão ajuda a resolver isso de forma mais rápida”, afirmou.

A diretora acrescentou que novas edições do mutirão estão sendo programadas, devido à grande demanda. “A gente ainda não tem uma data prevista, mas vimos que a procura é grande e precisamos nos aproximar dessas mulheres aqui de Porto Velho”, disse.

A iniciativa da Prefeitura também reforçou a disponibilidade do método contraceptivo como parte do planejamento familiar, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade. A expectativa é de que novas ações continuem a garantir o acesso ao DIU e promovam o cuidado integral à saúde da mulher no município.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: