Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPORTUNIDADE
Mostra Cujuba recebe inscrições até 20 de agosto e oferece bolsas para artistas e estagiários

🛠️ Acessibilidade:

Evento terá residência híbrida, tema “Arte e o Clima” e exposição em outubro na Galeria Cujuba,

Por Informa Rondônia - terça-feira, 19/08/2025 - 15h22

Conteúdo compartilhado 99 vezes

Informações: Cammy Lima / Jornalista

Porto Velho, RO – As inscrições para a 2ª Mostra Cujuba de Artes Integradas estão abertas até o dia 20 de agosto de 2025. O evento reúne propostas voltadas à arte, sustentabilidade e memória amazônica e oferece bolsas de R$ 3 mil para sete artistas selecionados, além de bolsas de R$ 1,2 mil para três estagiários que atuarão como mediadores culturais.

O tema desta edição é “Arte e o Clima”. A iniciativa propõe a criação de obras a partir de resíduos e a promoção de reflexões sobre as mudanças climáticas. Os artistas escolhidos participarão de uma residência híbrida, com atividades coletivas, e terão suas produções expostas em outubro, por 30 dias, na Galeria Cujuba, em Porto Velho (RO). A mostra também terá extensão virtual no endereço www.artecujuba.com.

Do total de vagas, cinco são destinadas a artistas de Porto Velho e duas para representantes de outros municípios de Rondônia. As bolsas de estágio são voltadas a estudantes de artes ou áreas relacionadas, que também receberão capacitação em mediação artística com foco na Amazônia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos links:

🎨 Artistas visuais: https://link.mpt.mp.br/xdTjFeo
🎓 Estágio em arte: https://link.mpt.mp.br/BSBgOlm

A programação inclui sarau de abertura, visitas guiadas, rodas de conversa, ações de mediação em escolas públicas e a produção de um vídeo-relatório que registrará o processo de criação e as reflexões desenvolvidas ao longo do projeto.

A 2ª Mostra Cujuba de Artes Integradas é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e tem como objetivo ampliar o acesso a espaços de criação e formação artística na região, além de valorizar a produção cultural da Amazônia.

 

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: