Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

OPERAÇÃO
Operação Escudo de Rondônia cumpre mandados contra facção criminosa

🛠️ Acessibilidade:

Ação integrada mobilizou mais de 130 policiais em sete cidades e contou com apoio aéreo

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 21/08/2025 - 09h46

Conteúdo compartilhado 150 vezes

Porto Velho, RO – A Operação Escudo de Rondônia, realizada na manhã de quarta-feira (20), resultou no cumprimento de 31 mandados de prisão preventiva e 23 de busca domiciliar. A ação, determinada por ordens judiciais ligadas a inquérito policial, mobilizou mais de 130 policiais e utilizou um helicóptero da Gerência de Aviação do Estado (Gave). O objetivo foi apurar a atuação de integrantes de facção criminosa.

As diligências ocorreram de forma simultânea em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Jaru e também em Catanduvas, no Paraná, em articulação com o Sistema Prisional Federal. A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERF), em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Gerência de Aviação do Estado.

Segundo o governador Marcos Rocha, as ações contra facções criminosas são prioridade. Ele afirmou: “O governo do estado tem aplicado esforço máximo para combater o crime e tornar Rondônia um estado mais seguro. Estamos ampliando investimentos em tecnologia, inteligência e estrutura policial, sempre com o apoio de instituições parceiras, para trazer paz e proteger a vida dos rondonienses”.

Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa na Delegacia-Geral da Polícia Civil. O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, declarou: “O governo do estado tem investido na segurança pública, tanto nos agentes que estão na linha de frente quanto por meio dos recursos que chegam para o nosso trabalho. Um exemplo é a união entre as forças policiais, o uso dos helicópteros da polícia, o núcleo de inteligência. O resultado é a redução de crimes no estado, e o objetivo é reduzir ainda mais”.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jeremias Mendes, ressaltou a eficiência das operações: “A Segurança Pública, mais uma vez, mostrou sua eficácia, usando o que tem de melhor: os policiais e a tecnologia. Foi assim que chegamos aos suspeitos dos ataques ocorridos em janeiro. Mais uma vez, estamos dando a resposta que a sociedade espera”.

Já o secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a contribuição da Polícia Penal. “A Operação demonstra que quando as forças de segurança atuam de forma integrada, o resultado direto é mais proteção para a sociedade. A Polícia Penal tem contribuído de maneira estratégica nesse esforço conjunto contra o crime organizado”.

As investigações identificaram que a facção investigada organizou ataques entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2025 em Porto Velho e em outros municípios do estado. O nome “Escudo de Rondônia” foi adotado para representar a proteção do Estado diante das ações criminosas e reafirmar o compromisso das forças de segurança em resguardar a população.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: