Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

DESEMPENHO
Prefeitura de Porto Velho aplica nova edição do Avalia Porto Velho em 26 de agosto

🛠️ Acessibilidade:

Avaliação envolve alunos do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática

Por Informa Rondônia - sábado, 23/08/2025 - 10h10

Conteúdo compartilhado 270 vezes

Porto Velho, RO – No dia 26 de agosto de 2025, terça-feira, durante o horário regular das aulas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará a segunda edição do Programa Avalia Porto Velho neste ano. A iniciativa contempla estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, em unidades escolares das zonas urbana e rural.

As provas abrangerão os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Nesta etapa, haverá foco específico nas turmas do 2º, 3º, 5º e 9º anos, consideradas estratégicas para a preparação dos alunos em avaliações externas, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Saero (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia).

O secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, destacou que o Avalia Porto Velho é resultado do esforço coletivo da equipe da Semed, juntamente com diretores, coordenadores, professores e demais profissionais da rede municipal. “Essa avaliação é fundamental para medir os conhecimentos adquiridos, identificar as dificuldades e fortalecer as práticas pedagógicas. Assim, nossas escolas estarão cada vez mais preparadas para os desafios e conquistas futuras”, afirmou.

A primeira edição de 2025 foi aplicada no primeiro semestre e permitiu às escolas municipais acesso a dados mais consistentes, utilizados no planejamento pedagógico com foco na superação de dificuldades de aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades dos estudantes.

Com a realização da segunda edição, a expectativa é contribuir para o avanço dos indicadores educacionais, incluindo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reafirmando o compromisso da administração municipal em oferecer condições adequadas para o aprendizado de crianças e adolescentes de Porto Velho.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: