Parlamentar falou sobre atuação na saúde, carreira política e projetos em Rondônia
Porto Velho, RO – O deputado estadual Luís do Hospital (MDB) concedeu entrevista ao apresentador Leo Ladeia, na última sexta-feira (22), na Rede TV, em Porto Velho. Durante a conversa, relatou aspectos de sua trajetória pessoal e profissional, mencionou os principais desafios enfrentados no setor da saúde e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Rondônia, com foco nas áreas de saúde e agronegócio.
Natural de Catanduva (SP) e criado em Santa Adélia, é filho de comerciante e professora. Formou-se em Medicina Veterinária em 1997, pela Universidade Unimar, em Marília (SP). Pouco tempo depois, chegou a Rondônia, onde atuou como fiscal do Ministério da Agricultura em frigoríficos de Ji-Paraná e Jaru, consolidando sua carreira ligada ao setor produtivo.
Em 2017, foi convidado pelo então prefeito João Gonçalves Júnior para assumir o Hospital de Jaru, que havia sido interditado pela Justiça. “Aprendi com meu pai que os desafios são para enfrentar de frente. A saúde estava um caos e tivemos que tomar uma decisão difícil: derrubar e construir um novo hospital”, declarou.
O resultado foi a criação do novo Hospital de Jaru, inaugurado em dezembro de 2017, com 100 leitos e três salas cirúrgicas. “Quando há honestidade e sinceridade naquilo que fazemos, Deus coloca a mão e as coisas prosperam”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Dois anos depois, em 2020, foi eleito vereador mais votado da história do município, alcançando 2.237 votos e a presidência da Câmara de Jaru. Em 2022, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa com 18.248 votos, figurando entre os mais votados do estado.
Na Alero, já presidiu a Comissão de Agropecuária e Política Rural e atualmente ocupa a presidência da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social. Nos dois primeiros anos de mandato, destinou mais de R$ 27 milhões em emendas parlamentares, contemplando áreas como saúde, educação, infraestrutura, agricultura e segurança pública.
“Nosso foco é cuidar da saúde e do agronegócio. Cuidar das pessoas e do homem do campo. Rondônia é um estado pujante e o agro é a base desse desenvolvimento”, declarou o parlamentar.
Questionado sobre os próximos passos na política, respondeu: “Tenho perfil executivo, gosto de gestão, mas o futuro a Deus pertence”.
Casado há 25 anos com a fonoaudióloga Andréa Schincaglia, é pai de Victor e Maria Clara. Apesar da vida pública, afirma manter a mesma rotina: “Minha vida não mudou. Hoje estou na política, tenho um mandato, mas continuo sendo o mesmo Luís. As pessoas me elegeram para trabalhar e é isso que busco: fazer o melhor”.