Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

GOVERNANÇA AMBIENTAL
Rondônia fica fora do alerta vermelho para baixa umidade do ar em 2025

🛠️ Acessibilidade:

Planejamento e ações preventivas do governo estadual ajudam a enfrentar a estiagem

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 25/08/2025 - 09h38

Conteúdo compartilhado 189 vezes

Porto Velho, RO – O estado de Rondônia não foi incluído no alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para baixa umidade do ar. A classificação, publicada na sexta-feira (22), abrangeu os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, além de áreas de Minas Gerais, Bahia e o Distrito Federal. O alerta é considerado de grande perigo, segundo o órgão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a baixa umidade do ar pode provocar sintomas como cansaço, dores de cabeça e ressecamento das vias respiratórias, narinas e olhos.

O governador Marcos Rocha afirmou que a administração estadual atuou de forma antecipada e planejada para minimizar os impactos da estiagem. “No estado, o governo trabalhou com planejamento e antecipação para criar um cenário melhor para o enfrentamento da estiagem e, por isso estamos colhendo bons resultados, com uma situação climática mais favorável que em outras partes do país, com mais bem-estar social e proteção do meio ambiente”, declarou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marco Antônio Lagos, destacou que medidas de controle e monitoramento ambiental vêm contribuindo para a melhoria das condições neste período. “Intensificamos o monitoramento dos focos de calor no estado e fortalecemos a integração de esforços entre as secretarias do governo e órgãos parceiros na defesa do meio ambiente”, disse.

Entre as iniciativas adotadas pelo governo estadual estão a criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, em outubro de 2024, o planejamento da Operação “Verde Rondônia” no mesmo período, além da intensificação do monitoramento dos focos de calor. Também foram realizadas mais de 26 mil ações preventivas, alcançando mais de 96 mil pessoas, o que contribuiu para a redução de 83,22% nos focos de calor registrados no estado.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: