Evento em Porto Velho reuniu Corpo de Bombeiros e Polícia Militar com promoções e condecorações
Porto Velho, RO – O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), realizou nesta segunda-feira (25), em Porto Velho, uma cerimônia alusiva ao Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto. A programação reuniu o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em um ato voltado ao reconhecimento da carreira militar.
Durante a solenidade, aproximadamente 670 oficiais e praças receberam promoções nas duas corporações. Pelo CBMRO, nove oficiais ascenderam na hierarquia. Já na PMRO, houve a promoção de um oficial e 31 praças. Militares também foram condecorados com medalhas de destaque, entre elas Medalhas de Tempo de Serviço (35, 30, 20 e 10 anos), Defesa Civil, Mérito de Bravura, Amigo do Bombeiro, Imperador Dom Pedro II e Mérito Cultural da PM. O encontro também marcou a despedida de bombeiros e policiais que passaram para a reserva remunerada após anos de atuação.
Em discurso, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a valorização da carreira militar. “É uma honra fazer parte deste grupo de soldados. A valorização salarial por meio das promoções, aliada aos investimentos em estrutura física e na aquisição de equipamentos, reflete o compromisso do governo em fortalecer a atuação de policiais e bombeiros”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O comandante-geral do CBMRO, coronel BM Nivaldo de Azevedo, ressaltou avanços estruturais em execução. “Hoje contamos com cerca de 21 obras em andamento no Corpo de Bombeiros, além de uma piscina especial para treinamentos operacionais. Isso representa melhores condições de trabalho aos bombeiros militares, o que se traduz em serviços de mais qualidade para a população”, disse.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, também falou sobre a dedicação dos militares. “São homens e mulheres que se entregam dia e noite em prol da sociedade. Este dia é dedicado a todos eles, verdadeiros pilares da segurança e da cidadania”, declarou.
Já o subcomandante-geral da PM, coronel PM Glauber Souto, comentou sobre o impacto das promoções na tropa. “Cada ascensão gera motivação e eficiência, fortalecendo a Polícia Militar e incentivando nossos soldados a darem o seu melhor”, disse.
A solenidade registrou a integração entre as forças de segurança, valorizando a disciplina e o compromisso com a população. Para bombeiros e policiais militares, o evento representou o reconhecimento de suas trajetórias por meio de promoções e condecorações.