Expansão comercial alcançou 116 países em 2024 e segue em alta em 2025
Porto Velho, RO – O governo de Rondônia tem atuado na ampliação dos mercados de exportação do estado. Dados da Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e baseados no Comex Stat, indicam que, em 2000, Rondônia exportava para 41 países e chegou a 116 destinos em 2024, registrando US$ 2,6 bilhões em exportações, equivalentes a R$ 14,4 bilhões.
Entre 2019 e 2024, 13 parceiros comerciais saíram da lista, mas 30 novos foram incluídos, resultando em 17 países a mais. No balanço parcial de 2025, considerando os seis primeiros meses, o estado já firmou 96 parcerias comerciais, alcançando mais de US$ 1,7 bilhão em exportações. China, Turquia e Espanha figuram entre os principais compradores.
O governador Marcos Rocha afirmou que a promoção internacional tem ampliado o alcance da produção local. “As missões internacionais do governo de Rondônia junto com empresários e produtores criam novas oportunidades para que as produções rondonienses sejam conhecidas e apreciadas em todo o mundo. As populações de outros países estão conhecendo, aprovando e elogiando, e com isso o estado está batendo recorde de exportações a cada ano.”
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Rocha também ressaltou que o crescimento das exportações contribui para fortalecer a economia, estimulando os negócios e ampliando a geração de empregos. Ele citou que Rondônia tem a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, ocupa a segunda colocação na projeção de crescimento do PIB em 2025 e se mantém entre as economias mais relevantes do país.
Em relação ao tarifaço dos Estados Unidos sobre o Brasil, o governador observou que o estado não depende significativamente do mercado norte-americano, que representa apenas 5% das exportações. “Os Estados Unidos não é o principal destino das exportações de Rondônia, mas o governo está atento para redirecionar os 5% das exportações destinadas ao país para ser atendido por outros países para que a população não passe por dificuldade”, disse.
O secretário da Sedec, Lauro Fernandes, explicou que a divulgação dos produtos ocorre principalmente em duas frentes: o Rondônia Day e as missões internacionais. “Enquanto o Rondônia Day leva a produção de Rondônia para o conhecimento de empresários brasileiros e embaixadores no Brasil, também já teve uma edição internacional: o Rondônia Day Argentina. As missões internacionais cruzam as fronteiras com destinos às grandes feiras e melhores rodadas de negócios do mundo, evidenciando que as produções de Rondônia são atrativas para o mercado consumidor global”, afirmou.
Entre os produtos de maior destaque no mercado externo estão o café robusta amazônico, a carne bovina e o tambaqui. O café rondoniense é reconhecido pelo sabor característico, a carne bovina é referência em sanidade de rebanho e o tambaqui lidera a produção nacional, recebendo inclusive premiação nos Estados Unidos. Segundo o governo, a diversidade produtiva tem fortalecido as exportações e aberto novos mercados.