Evento terá apresentações nos Teatros Palácio das Artes e Guaporé nos dias 8 e 9 de setembro
Porto Velho, RO – O governo de Rondônia promove, nos dias 8 e 9 de setembro, a programação comemorativa pelos 10 anos do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), em Porto Velho. As atividades serão realizadas nos Teatros Palácio das Artes e Guaporé e incluem apresentações em diferentes linguagens artísticas. Além das exibições, os estudantes terão visitas ao Museu da Memória Rondoniense (Mero), ao Complexo Madeira Mamoré e à Casa de Cultura Ivan Marrocos, no período da manhã, das 8h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h, como parte do Roteiro Educativo do projeto Educação Patrimonial.
Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o festival reúne apresentações de várias áreas artísticas, com o objetivo de incentivar a cultura escolar, valorizar a diversidade e estimular a produção dos estudantes rondonienses. A iniciativa também busca reforçar a proposta de formar cidadãos críticos e criativos, conectados com a arte e a cultura local.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou o papel do festival ao longo da última década. “Em uma década de história, o Fera se tornou um espaço de incentivo à criatividade, valorizando os talentos estudantis e fortalecendo o compromisso do governo com a educação e a cultura”, afirmou.
A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ressaltou que o evento também se consolidou como espaço de transformação social. “O festival estimula a criatividade, talento e fortalece a identidade regional, permitindo que os estudantes se vejam como parte da cultura do nosso estado”, disse.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A abertura oficial contará com apresentações de artistas locais, que irão destacar a diversidade cultural de Rondônia. No dia 8, o Teatro Guaporé terá apresentações audiovisuais e oficinas artísticas entre 10h e 12h. No mesmo dia, no Palácio das Artes, haverá apresentações de dança das 14h às 16h30, oficinas de canto e audiovisual para os participantes durante a tarde e a cerimônia de abertura oficial às 19h30. O Museu da Memória Rondoniense sediará oficinas de artes visuais e fotografia das 15h às 17h, além de apresentações instrumentais e de banda das 16h30 às 19h.
Na terça-feira, dia 9, o Palácio das Artes receberá apresentações de teatro das 8h às 11h, exposição de artes visuais e fotografia das 10h às 12h, apresentações de canto e grupo vocal entre 14h e 16h e a cerimônia de premiação às 17h30. No Teatro Guaporé, haverá oficina instrumental e de banda das 8h às 10h e oficina de dança das 14h às 16h.
O Fera surgiu em 2015, durante os Jogos Escolares de Rondônia (Joer), como forma de integrar os estudantes e oferecer atividades culturais paralelas às competições. Em 2018, foi instituído como política pública por meio da Lei nº 4.239. O festival atende estudantes a partir de 12 anos do ensino fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Indígena, Quilombola e também das áreas rurais e ribeirinhas. As atividades contemplam música, artes visuais, teatro, cinema, dança, bandas e fanfarras.
A partir de 2024, cada edição passou a ter um tema específico. No ano passado, o tema foi “Brasilidades”, destacando a diversidade cultural. Em 2025, a edição será realizada com o tema “Todas as Artes Um Só Norte”, voltado à riqueza cultural da Região Norte. Para 2026, a previsão é que o tema seja “Rondônia”, com foco no reconhecimento e valorização dos talentos locais.