Disputa pela reeleição na Assembleia mobiliza deputados de diferentes perfis, que buscam ampliar bases eleitorais em meio ao crescimento do eleitorado rondoniense
Na coluna Espaço Aberto desta quinta-feira, 04, o jornalista Cícero Moura aborda a movimentação política que envolve não apenas a corrida majoritária, mas também a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa de Rondônia. O texto destaca o peso do eleitorado estadual, analisa a atuação recente de nove parlamentares que já estão em pré-campanha — entre eles Laerte Gomes, Ismael Crispin, Cirone Deiró, Luís do Hospital, Cássio Góis, Pedro Fernandes, Ieda Chaves e Alex Redano — e apresenta estratégias distintas que cada um adota para manter sua base e conquistar novos votos. A coluna ainda chama atenção para o crescimento do número de eleitores no estado, segundo dados do TRE.
MOVIMENTAÇÃO
Não é só a corrida para a eleição majoritária que tem mobilizado políticos, assessores e bases eleitorais. A briga por uma cadeira na Assembleia Legislativa também é uma disputa muito interessante.
BOLO
Afinal são 1.266.546 mil eleitores que precisam ser visitados ou, pelo menos, saberem que tem gente correndo atrás de voto e não importa onde ele esteja.
PERCENTUAL
Os nove nomes que irei citar na coluna de hoje, conseguiram conquistar a atenção de 162 mil e 394 eleitores no pleito de 2022. Isso representa quase 13% do total de pessoas aptas a votarem no pleito.
PERCENTUAL 2
Os dados são bem relevantes se for levado em conta que 4 deles são marinheiro de primeira viagem no universo estadual. Todos só eram conhecidos em nichos pontuais.
CANDIDATOS
Já estão na estrada com muita disposição e fôlego os deputados Laerte Gomes, Ismael Crispin, Pedro Fernandes, Luis do Hospital, Cássio Góis, Cirone Deiró e Ieda Chaves.
CANDIDATOS 2
Cada um tem estratégia distinta para manter seu eleitorado e conquistas novos votos. Embora os perfis de trabalho sejam diferentes, todos procuram diversificar suas ações.
LUÍS DO HOSPITAL
É presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (2025–2026), com forte atuação na área médica. Construiu mandato descentralizado, com gabinete itinerante nas regiões onde atua.
SAÚDE
Embora seja bem conhecido na comunidade hospitalar de Jaru, Luís atua em setores estratégicos – saúde e interior – que são trunfos fortes para buscar a reeleição.
ISMAEL CRISPIN
Liderou a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e chancelou mais de 1.500 projetos legislativos entre 2023–24, além de atuar nacionalmente pela Unale.
MEIO AMBIENTE
No interior, conduziu audiências públicas sobre zoneamento ecológico, mostrando sensibilidade às demandas ambientais e do campo.
PRESENÇA
Com perfil técnico e legislativo robusto, sua presença é bem notada no interior. A leitura positiva de sua produção pode impulsionar sua reeleição.
CIRONE DEIRÓ
Apoiou mais de 100 associações rurais com equipamentos e mudas de café/cacau em todo o estado. Destinou R$ 862 mil a Alvorada do Oeste para estradas e hospital e articulou propostas de infraestrutura (pontes, rodovias, ciclovia) com o governo do estado.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
VISÍVEL
Cirone tem perfil marcado por agilidade e transparência com amplo alcance estadual, articulação eficaz e grande visibilidade no interior.
LAERTE GOMES
Ex-líder de governo, presidiu a Assembleia e comissões estratégicas; impulsionou reformas administrativas e políticas sociais relevantes (como passe gratuito, dignidade a pacientes com câncer, apoio ao transporte).
SOLIDEZ
Laerte é dono de um histórico legislativo sólido e abrangente na estrutura estadual. Seus projetos e impacto na Casa lhe conferem perfil robusto para busca de reeleição.
CÁSSIO GÓIS
Pesquisa em maio de 2025 apontou-o como o mais atuante na região cafeeira, com forte conexão comunitária. Cássio fez sessões itinerantes e entregou uma ambulância no interior (benefício para mais de 1.500 pessoas).
RECONHECIMENTO
Com mandato visível e reconhecido, especialmente na zona rural, Cássio aparece com excelentes chances de reeleição.
PEDRO FERNANDES
Prefeito eleito e reeleito em Cujubim, Pedro Fernandes consolidou seu nome junto aos agricultores de sua região.
AGRICULTURA
Pedrinho é atuante no rural e com bom reconhecimento local, o que ajuda sua reeleição. Ele vem trabalhando para superar os 10 mil e 950 votos obtidos em 2022.
IEDA CHAVES
Foi eleita com 24.667 votos (segunda maior votação), e trabalha voltada ao social junto a comunidades mais vulneráveis.
ESTRUTURA
Ieda tem boa base eleitoral, e vem diversificando sua atuação, expandindo também para o meio do agronegócio. O marido Hildon Chaves, pré-candidato ao governo, pode ser um excelente cabo eleitoral para a deputada.
ALEX REDANO
Redano conta com uma base robusta que tende a apoiá-lo novamente. É presença constante em feiras agropecuárias, na agricultura local, na integração com comunidades e eventos de inclusão.
PRAGMÁTICO
A combinação entre popularidade político-administrativa e presença prática no interior aponta para chances muito boas de reeleição.
CURIOSIDADE
Um dado interessante para a eleição do ano que vem, é o aumento do eleitorado em Rondônia. Segundo o TRE, nosso estado aumentou 76.041 o número de eleitores.
FRASE
Quem ajuda alguém a viver, encontra o verdadeiro motivo para continuar vivendo.
