Ação contou com diversos serviços e participação de órgãos do Judiciário e Executivo
Porto Velho, RO – O Centro Pop Dom Moacir Grechi sediou, na quinta-feira (4), o Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (PopRuaJud), iniciativa coordenada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia em parceria com diferentes instituições. O objetivo foi garantir assistência à população em situação de rua, oferecendo atendimento prioritário e sem burocracia, com acesso facilitado ao sistema de Justiça.
A ação faz parte do programa PopRuaJud, regulamentado pela Resolução nº 425/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. Além dos mutirões, o programa prevê capacitações e medidas para efetivar o acesso à Justiça em todo o país.
Durante o evento, usuários do serviço destacaram a relevância da iniciativa. “Nós agradecemos à Prefeitura e todos os órgão envolvidos nesse trabalho. É importante que o poder público chegue, pois nós precisamos de conhecimento, de auxílio. Olhem para nós com olhar de amor, de carinho, não só de forma profissional, nós precisamos de humanidade, de empatia. O serviço do Centro Pop é importantíssimo na nossa vida. Obrigado”, disse Antônio Batista.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Representantes do Judiciário também se pronunciaram. “O PopRuaJud é um mutirão feito com vários parceiros para atendimento à população em situação de rua. O PopRuaJud é um programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou que se realize essa operação periodicamente em todos os estados do país para atender a população em situação de rua. O Pop Rua é a expressão do trabalho social do Poder Judiciário”, afirmou a juíza Márcia Masioli Morais, do Tribunal de Justiça de Rondônia.
A coordenadora do Centro Pop, Maria do Socorro Leite Ferreira, ressaltou que o local foi escolhido por ser referência no atendimento a pessoas em situação de rua na capital. “O objetivo da ação é mostrar a importância da pessoa ter seus documentos para se identificar, o que lhe permite ter acesso aos seus direitos, e assim exerça sua cidadania”, destacou.
Na ocasião, foram oferecidos serviços como atendimento da Justiça Federal, Justiça Rápida do Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal Regional Eleitoral, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública Estadual. Também houve emissão de 2ª via de documentos, como CPF, certidões de nascimento e casamento, além de passe livre intermunicipal. Orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital, auxílio na criação ou recuperação da conta Gov.br, elaboração de currículos e orientação profissional, voltada à inserção no mercado de trabalho, também fizeram parte da programação.
A mobilização contou com a participação do Tribunal de Justiça de Rondônia, Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público de Rondônia, Governo de Rondônia e Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias). O Centro Pop Dom Moacir Grechi está localizado na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão.