Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

MAGISTRATURA
MPRO realiza 2º Concurso de Júri Simulado em Ji-Paraná

🛠️ Acessibilidade:

Evento reuniu acadêmicos de Direito no plenário do TJRO, com homenagens e apresentações de casos reais já julgados.

Por Informa Rondônia - domingo, 21/09/2025 - 10h52

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 144 vezes

Porto Velho, RO – O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou, nesta sexta-feira (19/9), a segunda edição do Concurso de Júri Simulado “Valdecir Ramos de Souza”. A atividade ocorreu no plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), em Ji-Paraná, utilizando processos penais de crimes dolosos contra a vida, já julgados e arquivados há mais de dois anos.

Transmitido em tempo real, o evento pode ser acessado por meio do link 2º Concurso de Júri Simulado em Ji-Paraná. A proposta é oferecer aos acadêmicos de Direito a vivência de procedimentos do tribunal, com foco no desenvolvimento de práticas como argumentação, oratória, interpretação das leis e atuação em equipe.

A abertura foi conduzida pelo promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti. Em Ji-Paraná, a coordenação ficou sob responsabilidade dos promotores Jovilhiana Orrigo Ayricke e Pedro Wagner Almeida Pereira Junior, que atuaram nos papéis de oficiais de justiça. “É divertido para nós ter uma experiência sob um outro ângulo, então para nós também é um grande aprendizado. Parabéns a todos, independentemente do resultado da avaliação”, afirmou a promotora Jovilhiana.

O procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, coordenador do CAOP-UNI, enviou mensagem de agradecimento aos participantes, jurados, presidência e equipes, já que não pôde estar presente. “Com certeza será um grande aprendizado permeado pela transmissão de conhecimentos. Gerações distintas, atores do sistema de justiça e meio acadêmico. Eis um ambiente salutar para o aprendizado de todos. Que vençam os melhores e aqueles que não obtiverem êxito, saibam que todos são vitoriosos. Gratidão a todos que se empenharam neste projeto”, declarou Tessila.

Participam da edição quatro equipes, formadas por duas faculdades de Direito. As duas com maior pontuação seguirão para a etapa final, prevista para 2 de outubro.

O concurso presta homenagem ao juiz Valdecir Ramos de Souza, magistrado há mais de 31 anos e titular da 1ª Vara Criminal de Ji-Paraná desde 1995. Ele presidiu a atividade e destacou a conduta dos participantes. “Pude observar muita lealdade processual. Não foi necessário haver a interferência do juiz, então decidiram a causa com bastante critério. Tanto o Ministério Público quanto a defesa demonstraram hoje grande conhecimento jurídico, seja na seara do direito penal, seja na seara do direito processual penal. Meus cumprimentos”, ressaltou.

Na primeira etapa, foram apresentados dois casos: um júri simulado de tentativa de homicídio e outro de tentativa de feminicídio. No primeiro julgamento, a equipe Afiados do Direito obteve a maior pontuação, com 15,7 pontos. No segundo, a equipe In dubio pro equipe venceu, alcançando 16,4 pontos.

A iniciativa do MPRO busca aproximar a instituição da comunidade acadêmica e estimular o interesse pela carreira ministerial, reforçando a importância da formação de juristas preparados para defender a sociedade.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: