Hospitais estaduais somaram mais de 3 mil procedimentos em 2025, enquanto o estado dobrou a média nacional e superou o crescimento da Região Norte
Porto Velho, RO – Em 2025, Rondônia contabilizou 4.506 cirurgias realizadas em sete meses por meio do Programa Agora tem Especialistas (Pate), envolvendo 12 municípios que aderiram à iniciativa do Ministério da Saúde. Somente o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, e o Hospital Regional de Cacoal responderam por 3.034 desses procedimentos.
A adesão dos municípios ao Pate depende de articulação entre órgãos estaduais, municipais e instituições sem fins lucrativos, permitindo gestão conjunta na execução das ações.
De acordo com o governador Marcos Rocha, o estado tem intensificado a realização de cirurgias por meio de diferentes programas e projetos. “O governo tem investido e trabalhado para atender seus pacientes com eficiência e responsabilidade”, afirmou.
Entre fevereiro e dezembro de 2024, Rondônia registrou crescimento de 47% nas cirurgias eletivas em comparação com o mesmo período de 2023. Esse desempenho posicionou o estado entre os cinco melhores do país, ao lado de Santa Catarina (40%), Maranhão (39%), Paraíba (39%) e Piauí (33%).
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
O resultado mais que dobrou a média nacional, que foi de 20%, e superou em três vezes o índice médio da Região Norte, de 14%. Nesse mesmo período, foram contabilizadas 5.761 cirurgias eletivas em Rondônia por meio do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF).
Conforme o Relatório de Indicadores do PNRF, o estado ultrapassou 100% de execução física, realizando mais cirurgias do que o previsto em seu plano de adesão. Também excedeu 100% na execução dos recursos federais recebidos, integrando o grupo de 17 estados que ampliaram o atendimento ao utilizar integralmente os valores repassados.
Segundo dados do site controleavaliacao.saude.gov.br, as cirurgias de 2025 indicam crescimento estimado de 23,1% em relação a 2024.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, destacou a importância das ações. “Estamos trabalhando para contribuir de forma significativa para a melhoria do acesso à saúde no estado, assegurando que a população seja atendida com maior rapidez e redução das filas de espera”, disse.