Obra na rua Capão da Canoa busca reduzir alagamentos históricos na região Leste de Porto Velho
Porto Velho, RO – A Prefeitura de Porto Velho deu início, na manhã desta sexta-feira (26), à instalação de um tubo com dois metros de diâmetro na rua Capão da Canoa, no bairro Três Marias, zona Leste da cidade. O serviço é executado por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e inclui também a limpeza do entorno, atendendo determinação do prefeito Léo Moraes. A tubulação ligará a rua Capão da Canoa até a rua Ponta Negra.
O diretor de Obras da Seinfra, Arnaldo Fortes, informou que a limpeza do local foi necessária para garantir a eficiência da obra. O objetivo é substituir a manilha de menor porte existente, que não comportava o volume de água em períodos de chuvas intensas, o que resultava em frequentes alagamentos.
O secretário da Seinfra, Thiago Cantanhede, explicou que a nova estrutura permitirá maior vazão. “Como a manilha era de diâmetro pequeno e o volume de água muito grande nessa região, agora, instalando esse tubo que é de dois metros de altura por dois metros de comprimento, vamos aumentar a vazão da água e evitar problemas até a rua Capão da Canoa e imediações”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
++++
Moradores do bairro também acompanharam os trabalhos. Railson Rosemiro destacou que a comunidade esperava por uma ação dessa natureza há anos. “Quando a gente vê o tamanho da obra, acredita que as coisas irão se resolver. Aliás, já está melhorando: por conta dos serviços de compactação que foram realizados recentemente, a água já não está mais acumulando como antes. Vamos esperar para que, neste inverno que se aproxima, esses serviços já mostrem resultado”, disse.
O prefeito Léo Moraes ressaltou que a intervenção faz parte do programa Cidade Limpa e destacou a importância da participação da população. “As obras da Seinfra também integram as ações do programa Cidade Limpa, motivo pelo qual a conscientização ambiental da comunidade se torna um fator fundamental para a melhoria da qualidade de vida e o fim dos alagamentos”, declarou.
A Prefeitura informou ainda que já obteve aprovação para investir R$ 200 milhões em obras de drenagem, com foco em solucionar problemas recorrentes de escoamento de água em diferentes pontos da capital.