Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

PVH PESCA SHOW
Festival de pesca abre comemorações dos 111 anos de Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Competição realizada na Vila Nova de Teotônio reúne caiaqueiros e movimenta economia local

Por Informa Rondônia - domingo, 28/09/2025 - 09h50

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 228 vezes

Porto Velho, RO – Neste sábado (27), teve início na Vila Nova de Teotônio o festival de pesca esportiva que abre oficialmente as celebrações pelos 111 anos de Porto Velho. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), segue até domingo (28). No primeiro dia, cerca de 50 competidores participaram na categoria caiaque.

A disputa começou pela manhã e teve duração de sete horas. Durante a prova, os pescadores registraram em fotos os peixes capturados e enviaram por aplicativo, sendo premiado aquele que apresentou o maior exemplar. Franqui Nunes conquistou o primeiro lugar ao pescar um peixe de 65 centímetros. “Eu fiquei surpreso e alegre com essa colocação. Fiquei muito feliz com a premiação e, além disso, avalio essa iniciativa como um bom incentivo à preservação dos peixes. Parabenizo à Prefeitura de Porto Velho por promover o evento, fomentando também o turismo da região”, afirmou.

O presidente da Associação dos Caiaqueiros de Rondônia, Breno Rodrigo, destacou que a realização do festival fortalece a prática esportiva. “Agradecemos à Prefeitura por convidar os caiaqueiros a participarem e, consequentemente, incentivar os pescadores à busca da preservação das espécies em abundância. E a prática da pesca esportiva é muito boa para que possamos conseguir manter o ecossistema limpo e saudável a todo tempo”, declarou.

A retomada do festival ocorre na região da antiga Cachoeira de Teotônio, local considerado de grande potencial turístico. A iniciativa estimula pequenos negócios, gera renda e resgata eventos tradicionais ligados à pesca esportiva. “O porto-velhense conhece bem a antiga cachoeira de Teotônio e sabe o quanto contribuiu para o turismo de nossa cidade. Os festivais de pesca eram muito movimentados. E, agora, a Prefeitura resgata esse simbolismo de pertencimento nosso. O comércio está bem aquecido, proporcionando o melhor da nossa culinária aos visitantes”, disse o prefeito Léo Moraes.

O secretário-executivo de Turismo da Semtel, Aleks Palitot, ressaltou o caráter cultural do evento. “Essa localidade sempre foi palco de grandes festivais de pesca no passado, quando tínhamos as corredeiras. Após as barragens, as comunidades tradicionais foram deslocadas para outro ponto, encontrando dificuldades para fomentar o turismo da região. E, hoje, estamos unindo esse anseio e ao mesmo tempo valorizando uma prática que já está na prateleira do turismo na Amazônia, que é o de pesca esportiva. Esse é um festival que vai se consolidar, em parceria com a Só Pescar, com a comunidade da Vila Nova de Teotônio”, declarou.

A programação prevê para domingo (28) a competição entre pescadores de embarcação, com cerca de 300 inscritos. A largada será às 7h. Os prêmios serão entregues até a sexta colocação. A primeira posição ficou com Franqui Nunes, que recebeu troféu e um caiaque Robal individual. O segundo colocado foi Odilon, premiado com troféu e uma tenda Colleman. Em terceiro lugar ficou Bruno Natanael, que recebeu troféu e um drone Z908 PRO. A quarta colocada foi Fabiana Back Locks, premiada com um cooler de 26,5 litros. José Maria, em quinto lugar, levou um fogareiro a gás (NTK), e Débora, em sexto, recebeu um molinete Curió.

O festival conta com apoio da Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, parceiros privados e entidades locais, como a Associação dos Moradores da Vila e o grupo Só Pescar. A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) instalou mais de 270 pontos de iluminação em LED na comunidade, reforçando a segurança durante o evento.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: