Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

LUTO NA IMPRENSA
Paulo Soares, o “Amigão da Galera”, morre em São Paulo aos 63 anos

🛠️ Acessibilidade:

Velório acontece nesta segunda-feira (29) no Funeral Home, na Bela Vista; jornalista estava internado há cinco meses no Hospital Sírio-Libanês

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 29/09/2025 - 18h49

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 276 vezes

Porto Velho, RO – O jornalista esportivo Paulo Soares, conhecido como “Amigão da Galera”, morreu nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, em São Paulo, aos 63 anos. O apresentador estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, onde tratava complicações decorrentes de problemas na coluna e faleceu em razão de falência múltipla dos órgãos.

Natural de Araras, interior paulista, Paulo Soares iniciou a carreira como narrador aos 15 anos, em 1978, na Rádio Clube Ararense. Ao longo do tempo, passou por diversas emissoras de rádio, como Globo, Record, Bandeirantes, Gazeta e Estadão/ESPN, até migrar para a televisão, em 1983, na TV Gazeta. Também atuou na Record, na Cultura e no SBT. Em 1994, ingressou na TVA Esportes, que se transformaria em ESPN Brasil no ano seguinte. Desde então, consolidou-se na emissora, onde permaneceu por mais de três décadas.

Na ESPN, Paulo Soares apresentou o programa Linha de Passe e, sobretudo, marcou época no SportsCenter, ao lado de Antero Greco. A dupla, iniciada em 2000 durante a cobertura das Olimpíadas de Sydney, se tornou referência pela leveza e bom humor no jornalismo esportivo. Em maio de 2024, Paulo se emocionou ao participar de um programa especial em homenagem a Antero, que havia morrido em decorrência de um tumor no cérebro. Na ocasião, relembrou o colega: “Vamos dar risada, gente. A Glaucia abriu o programa chorando. Como eu posso falar alguma coisa agora?”.

Ao longo dos últimos anos, Paulo enfrentou várias cirurgias na coluna. Em 2023, revelou publicamente ter passado por seis procedimentos. A luta pela saúde o afastou da televisão, mas não apagou sua ligação com colegas e espectadores. Nas redes sociais, jornalistas, atletas e fãs manifestaram homenagens. O narrador Galvão Bueno escreveu: “A TV esportiva está mais pobre hoje”. Já o jornalista Alex Tseng destacou: “Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas… Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade”.

Outros colegas também se pronunciaram. André Rizek disse: “Um cara super gentil, generoso, um puta apresentador e ótimo narrador. Que perda”. O tenista Fernando Meligeni afirmou: “Que triste. Obrigado, amigão. Você vai deixar muita saudade”. Gustavo Hofman declarou: “Unanimidade. Personalidade, voz e carisma inigualáveis. Obrigado por tantas e tantas noites de SportsCenter”. Everaldo Marques acrescentou: “Que notícia devastadora. Quem conhecia o Amigão rapidamente entendia o porquê do apelido”. Leonardo Bertozzi se despediu com um dos bordões do apresentador: “Amigão, my friend. Do sorriso fácil. Da risada gostosa. Cem! Cem! Cem vezes te diria o quanto foi especial conhecer um ser humano tão doce”.

José Trajano, fundador da ESPN, também prestou homenagem: “Tristeza imensa! O nosso Amigão da Galera nos deixou! Visitei-o no Sírio não faz muito tempo. Ele estava debilitado, mas ainda rimos juntos. Foram meses e meses de hospital, de sofrimento. Agora, vai se juntar ao Antero e divertir a moçada lá em cima, não é isso, my friend?”.

Paulo Soares não tinha filhos. Ele deixa a mãe, Anna Maria, a companheira, Marlene, e os irmãos Marcelo e Roberto. O velório acontece nesta segunda-feira (29), das 13h às 17h, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: