Velório acontece nesta segunda-feira (29) no Funeral Home, na Bela Vista; jornalista estava internado há cinco meses no Hospital Sírio-Libanês
Porto Velho, RO – O jornalista esportivo Paulo Soares, conhecido como “Amigão da Galera”, morreu nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, em São Paulo, aos 63 anos. O apresentador estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio-Libanês, onde tratava complicações decorrentes de problemas na coluna e faleceu em razão de falência múltipla dos órgãos.
Natural de Araras, interior paulista, Paulo Soares iniciou a carreira como narrador aos 15 anos, em 1978, na Rádio Clube Ararense. Ao longo do tempo, passou por diversas emissoras de rádio, como Globo, Record, Bandeirantes, Gazeta e Estadão/ESPN, até migrar para a televisão, em 1983, na TV Gazeta. Também atuou na Record, na Cultura e no SBT. Em 1994, ingressou na TVA Esportes, que se transformaria em ESPN Brasil no ano seguinte. Desde então, consolidou-se na emissora, onde permaneceu por mais de três décadas.
Na ESPN, Paulo Soares apresentou o programa Linha de Passe e, sobretudo, marcou época no SportsCenter, ao lado de Antero Greco. A dupla, iniciada em 2000 durante a cobertura das Olimpíadas de Sydney, se tornou referência pela leveza e bom humor no jornalismo esportivo. Em maio de 2024, Paulo se emocionou ao participar de um programa especial em homenagem a Antero, que havia morrido em decorrência de um tumor no cérebro. Na ocasião, relembrou o colega: “Vamos dar risada, gente. A Glaucia abriu o programa chorando. Como eu posso falar alguma coisa agora?”.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
Ao longo dos últimos anos, Paulo enfrentou várias cirurgias na coluna. Em 2023, revelou publicamente ter passado por seis procedimentos. A luta pela saúde o afastou da televisão, mas não apagou sua ligação com colegas e espectadores. Nas redes sociais, jornalistas, atletas e fãs manifestaram homenagens. O narrador Galvão Bueno escreveu: “A TV esportiva está mais pobre hoje”. Já o jornalista Alex Tseng destacou: “Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas… Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade”.
Outros colegas também se pronunciaram. André Rizek disse: “Um cara super gentil, generoso, um puta apresentador e ótimo narrador. Que perda”. O tenista Fernando Meligeni afirmou: “Que triste. Obrigado, amigão. Você vai deixar muita saudade”. Gustavo Hofman declarou: “Unanimidade. Personalidade, voz e carisma inigualáveis. Obrigado por tantas e tantas noites de SportsCenter”. Everaldo Marques acrescentou: “Que notícia devastadora. Quem conhecia o Amigão rapidamente entendia o porquê do apelido”. Leonardo Bertozzi se despediu com um dos bordões do apresentador: “Amigão, my friend. Do sorriso fácil. Da risada gostosa. Cem! Cem! Cem vezes te diria o quanto foi especial conhecer um ser humano tão doce”.
José Trajano, fundador da ESPN, também prestou homenagem: “Tristeza imensa! O nosso Amigão da Galera nos deixou! Visitei-o no Sírio não faz muito tempo. Ele estava debilitado, mas ainda rimos juntos. Foram meses e meses de hospital, de sofrimento. Agora, vai se juntar ao Antero e divertir a moçada lá em cima, não é isso, my friend?”.
Paulo Soares não tinha filhos. Ele deixa a mãe, Anna Maria, a companheira, Marlene, e os irmãos Marcelo e Roberto. O velório acontece nesta segunda-feira (29), das 13h às 17h, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.