Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cursos profissionalizantes presenciais têm inscrições abertas até 5 de outubro em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Oferta contempla adolescentes, jovens e trabalhadores que buscam capacitação em Rondônia

Por Informa Rondônia - terça-feira, 30/09/2025 - 07h47

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 144 vezes

Porto Velho, RO – Na Escola Técnica Estadual (Etec) do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), localizada na avenida Tiradentes – Setor Industrial, e nos polos Orlando Freire e Flora Calheiros, serão ministradas as aulas dos cursos profissionalizantes presenciais que estão com inscrições abertas até 5 de outubro. Os cursos oferecem turmas nos turnos da manhã, tarde e noite, com exigência de idade mínima de 15 anos na maioria das formações, permitindo que adolescentes possam se preparar para ingressar no mercado de trabalho.

A iniciativa, segundo o governo estadual, atende jovens que buscam a primeira oportunidade profissional e trabalhadores que desejam se qualificar em suas áreas de atuação. Para o governador Marcos Rocha, o incentivo à formação representa parte das atribuições da administração pública. “Com o estudante preparado para ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio, toda a sociedade sai ganhando, porque além de profissionais competentes, as empresas oferecem produtos e serviços de qualidade ao público”, afirmou.

O setor da beleza está entre os que têm estimulado a procura por qualificação. De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos contemplam tanto quem busca iniciar uma profissão quanto aqueles que desejam mudar de área. “Robótica, Drone e Inteligência artificial são algumas das novidades que passaram a fazer parte do dia a dia de quem busca acompanhar a evolução”, disse.

Um exemplo de quem já iniciou essa preparação é o estudante Jônatas Eliel Paulino Xavier, de 17 anos, morador do bairro Tancredo Neves. Aluno do 3º ano do ensino médio, ele está matriculado no curso de Excel do Básico ao Avançado e pretende dar continuidade à formação no Curso Técnico em Informática. “Quero ter um currículo atualizado para conquistar novas oportunidades”, declarou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: