Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa oficializa entrada no partido de Marcelo Cruz e anuncia pré-candidatura a 2026
Porto Velho, RO – O ex-deputado Hermínio Coelho assinou ficha de filiação ao PRTB nesta terça-feira, 30, em ato realizado no gabinete do deputado estadual Marcelo Cruz, na Assembleia Legislativa de Rondônia. O parlamentar abonou a entrada do novo filiado e destacou sua trajetória. “Hermínio Coelho é um grande líder político e sempre é lembrado por sua defesa das minorias e por justiça social”, afirmou.
Natural de Petrolina (PE), nascido em 19 de setembro de 1965, Hermínio Coelho tem 60 anos, é casado com Fátima Ailia Nogueira de Carvalho e pai de cinco filhos. Ele iniciou sua vida profissional como metalúrgico em São Paulo entre 1987 e 1990, período em que passou a acompanhar o sindicalismo liderado por Luiz Inácio Lula da Silva. Em outubro de 1990 mudou-se para Porto Velho, onde ingressou como cobrador de ônibus na Empresa de Transportes Porto Velho Ltda. No ano seguinte, foi eleito representante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Em 1992, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), encabeçou a oposição no Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Rondônia (SITETUPERON). No ano seguinte venceu a eleição sindical com 78% dos votos, iniciando a primeira de três gestões sucessivas à frente da entidade. Foi reeleito em 1996, com 85% dos votos, e em 1999, com 92,7%.
Sua entrada na política partidária ocorreu em 1999, com a filiação ao Partido dos Trabalhadores. No ano 2000, conquistou mandato de vereador em Porto Velho, obtendo 1.634 votos, sendo o mais votado de sua legenda. Em 2004, voltou à Câmara Municipal com 1.883 votos e, no biênio 2007/2008, presidiu o Legislativo municipal. Reeleito em 2008, foi novamente conduzido à presidência para 2009/2010.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
No pleito de 2010, obteve 9.846 votos e foi eleito deputado estadual. Durante os mandatos, apresentou leis voltadas ao transporte coletivo, incluindo a manutenção da função de cobrador, obrigatoriedade de ar-condicionado em veículos, proibição de acúmulo de funções por motoristas e intervalos mínimos entre ônibus. Também propôs a chamada “lei da herança” para transferir permissões de táxi e mototáxi a familiares, além de garantir gratuidade no transporte a pessoas a partir dos 60 anos.
No âmbito habitacional, participou de negociações para evitar despejos, como no caso da Estrada da Penal, onde uma lei aprovada na Câmara Municipal desapropriou a área, assegurando a permanência de 320 famílias. Também intermediou remanejamentos em bairros da capital e apresentou emendas para a construção de unidade de saúde no bairro Aponiã.
Na Assembleia Legislativa, apresentou projetos que trataram da revogação de pensões vitalícias de ex-governadores, mudanças no Estatuto da Polícia Civil e normas de segurança para instituições financeiras. Algumas propostas foram convertidas em lei, como a obrigatoriedade de dispositivos de segurança em agências bancárias, enquanto outras foram arquivadas após veto ou rejeição. Também protocolou requerimentos para audiências públicas em temas como saneamento básico, previdência estadual e atuação dos Conselhos Tutelares.
Ao longo da carreira, utilizou o lema “Um mandato do Povo” para caracterizar sua atuação parlamentar. Agora, com a filiação ao PRTB, Hermínio Coelho anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026, retomando sua trajetória política que começou nas lutas sindicais, passou pela Câmara Municipal e chegou à presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia.