Seccional manifesta preocupação com integridade de Ariadne Telles e solicita providências ao Itamaraty
Porto Velho, RO – A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB RO), divulgou nota nesta sexta-feira, 3 de outubro de 2025, informando que acompanha as notícias sobre a interceptação da Flotilha Global Sumud por forças israelenses. A embarcação levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza e, entre os brasileiros detidos, está a advogada Ariadne Telles, regularmente inscrita na OAB Rondônia.
A entidade afirmou estar atenta às condições dos detidos e destacou sua preocupação com a integridade física e psicológica de todos os brasileiros, em especial da profissional rondoniense. Na nota, a Seccional reiterou a necessidade da imediata observância do direito internacional humanitário, das garantias individuais e da proteção à dignidade da pessoa humana.
O documento solicita que o Ministério das Relações Exteriores adote, com urgência, medidas que assegurem informações, segurança e assistência consular aos cidadãos brasileiros detidos durante a operação.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A OAB Rondônia declarou que continuará vigilante e atuante até que todas as circunstâncias sejam esclarecidas e que seja garantida a proteção integral à advogada e aos demais envolvidos.
A nota é assinada pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, e pela vice-presidente da instituição, Vanessa Esber, que também preside a Comissão de Defesa das Prerrogativas.