Mandado foi expedido pela Justiça de Rondônia e investigado responde por estelionato, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica contra idoso
Porto Velho, RO – Um homem procurado pela Justiça de Rondônia foi localizado e preso nos Estados Unidos em 1º de outubro, após uma ação conjunta entre o Ministério Público de Rondônia, a Polícia Federal e a Interpol. A detenção ocorreu no mesmo dia em que a Difusão Vermelha foi publicada pela Interpol, a partir de solicitação do Núcleo de Cooperação Internacional da PF em Rondônia.
A prisão preventiva havia sido decretada anteriormente pela Justiça estadual, a pedido do Ministério Público. O investigado é apontado por suposta prática de falsidade ideológica, furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e estelionato cometido contra uma pessoa idosa.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
As investigações indicam que, durante o período em que trabalhou em uma instituição bancária, entre 2022 e 2023, o homem realizou contratos e movimentações financeiras sem autorização, resultando em prejuízos superiores a meio milhão de reais para a vítima. Conforme os órgãos envolvidos, ele residia há mais de um ano em território norte-americano.
Com a emissão da Difusão Vermelha, a Interpol conseguiu identificar sua localização e informar as autoridades dos Estados Unidos, que procederam à prisão. A medida integrou esforços de cooperação internacional voltados ao combate a crimes financeiros e transnacionais.
O caso foi comunicado ao Poder Judiciário de Rondônia, e as autoridades brasileiras acompanham o processo para definir os próximos passos relacionados à possível extradição ou deportação do preso.