Campanha do Governo de Rondônia oferece consultas, exames e atividades de bem-estar voltadas à saúde da mulher durante todo o mês de outubro
Porto Velho, RO – Servidoras da Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça (PESMM), em Porto Velho, estão participando de uma série de ações de saúde e prevenção promovidas pelo Governo de Rondônia. As atividades integram o Projeto “Outubro Rosa 2025”, que durante todo o mês realiza atendimentos voltados à promoção da saúde integral da mulher, com foco na detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com apoio da Gerência de Saúde (Gesau), da Gerência de Gestão de Pessoas (NAS), do Hospital do Amor e do Projeto PET/UNIR/SEMUSA — uma parceria entre o Programa de Educação Tutorial (PET), a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), por meio do PET-Saúde Equidade. A estimativa é atender cerca de 80 servidoras ao longo do mês.
A programação contempla palestras, consultas médicas, exames preventivos — como mamografia e Papanicolau —, testes rápidos sorológicos e exames laboratoriais. Também estão previstas práticas integrativas, como auriculoterapia, aromaterapia e massoterapia. No dia 25 de outubro, a Carreta do Amor estará presente na unidade prisional, das 9h às 13h, realizando gratuitamente exames preventivos.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
As atividades começaram no dia 3 de outubro, com palestra sobre câncer de mama. Estão agendadas consultas e testes para os dias 10, 24 e 31; práticas integrativas nos dias 3, 10, 17, 24 e 31; exames laboratoriais nos dias 13 e 27, das 8h às 10h; e o encerramento está previsto para o dia 31.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, o projeto reforça a importância dos cuidados com a saúde feminina, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a conscientização sobre a prevenção de doenças e incentivando a realização de exames periódicos.
O Outubro Rosa é um movimento internacional voltado à conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero, que destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
A enfermeira da PESMM, Roseleide Macêdo, destacou que a iniciativa busca ampliar o acesso à informação sobre prevenção, estimular a adesão das servidoras aos exames de rotina, reduzir o estresse com práticas de cuidado e fortalecer o vínculo com os serviços de saúde.