A iniciativa une criatividade, aprendizado e integração nas unidades urbanas e rurais da rede municipal
Porto Velho, RO – As cores, os penteados inusitados e os adereços chamativos marcaram a rotina das escolas municipais de Porto Velho nesta semana. A ação “Cabelo Maluco” transformou as salas de aula e os pátios em espaços de convivência, criatividade e interação entre estudantes, familiares e educadores.
A atividade, que tem se consolidado em instituições de ensino de todo o país, foi incorporada à rede municipal com o propósito de estimular a imaginação das crianças e fortalecer a presença das famílias no ambiente escolar. Pais e responsáveis participaram diretamente da ação, criando penteados personalizados com tintas, fitas, acessórios recicláveis e referências variadas, como personagens, animais e objetos do cotidiano.
Durante a programação, o clima nas escolas foi de descontração e convivência. Alunos de diferentes turmas circularam pelos espaços trocando elogios, registrando fotos e interagindo em um ambiente de respeito e valorização da diversidade. O momento também contribuiu para elevar a autoestima das crianças e incentivar a expressão individual por meio de criações originais.
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Professores relataram que a semana foi marcada por maior envolvimento dos estudantes e por um ambiente de aprendizado mais leve. Algumas escolas aproveitaram o tema nas disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, promovendo produções textuais e discussões sobre identidade, respeito e convivência.
Para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o “Cabelo Maluco” tem papel relevante na construção de um ambiente escolar acolhedor e significativo. “Quando a escola propõe esse tipo de atividade, ela está dizendo para os alunos: aqui é um lugar onde você pode ser você mesmo, onde sua criatividade é bem-vinda, e onde a família é parte fundamental do processo educativo. Essas vivências contribuem não só para o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional e social das nossas crianças”, afirmou o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio.
A programação segue até o fim da semana nas escolas urbanas e rurais. A proposta, inspirada no “Crazy Hair Day” — prática comum em instituições de ensino norte-americanas —, vem sendo adaptada em escolas brasileiras, tornando-se uma das atividades mais aguardadas do calendário pedagógico.