Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

INCLUSÃO SOCIAL
Governo de Rondônia amplia emissão do Passe Livre com mais 16 mil carteiras em 2025

🛠️ Acessibilidade:

Programa soma mais de 92 mil beneficiados desde 2019 e reforça ações de inclusão social no estado

Por Informa Rondônia - quinta-feira, 09/10/2025 - 08h36

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 162 vezes

Porto Velho, RO – Em diferentes municípios de Rondônia, milhares de pessoas receberam em 2025 a carteirinha do Passe Livre, que assegura transporte intermunicipal gratuito a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em tratamento contra o câncer. O benefício, concedido pelo Governo de Rondônia, integra as ações de inclusão e cidadania executadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

O serviço pode ser solicitado em 55 locais de atendimento espalhados pelo estado, entre unidades do Tudo Aqui, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas edições do programa Rondônia Cidadã. Na ação realizada em Jaru, nos dias 20 e 21 de setembro, foram emitidas mais de 60 carteiras, com apoio do Ministério Público de Rondônia (MPRO), Tribunal de Justiça (TJRO), Prefeitura de Porto Velho e também pela internet.

Desde 2019, o Passe Livre já beneficiou mais de 92 mil rondonienses, sendo 71 mil idosos e 21 mil pessoas com deficiência ou em tratamento de saúde. O governador Marcos Rocha afirmou que o programa garante dignidade, oportunidades e o direito de ir e vir de forma justa e inclusiva.

Entre os beneficiários está a aposentada Maria F. de A. Kruger, que completou 60 anos em junho. Ela contou que poderá visitar a mãe em Pimenta Bueno graças à nova carteirinha. “Estou muito feliz, porque graças ao Passe Livre vou conseguir visitar minha mãe em Pimenta Bueno”, disse, emocionada. O esposo dela, Edno Kruger, também é usuário do programa.

O diretor-geral adjunto do DER, Anderson Dias, explicou que as carteiras contam com sistema de autenticação e validação online, disponível no Portal da Transparência do órgão. “O Passe Livre faz diferença na vida das pessoas e, por isso, temos buscado garantir cada vez mais segurança e transparência no processo”, afirmou.

A gerente de Passe Livre, Dilma Fernandes, destacou que acompanhar o impacto do benefício tem sido positivo. “Nosso compromisso é facilitar o acesso ao benefício e assegurar que ele continue transformando realidades em todo o estado”, declarou.

Para obter o Passe Livre, pessoas idosas precisam apresentar documento de identidade ou carteira de trabalho, CPF, comprovante de renda de até dois salários mínimos, comprovante de residência e uma foto 3×4. Já pessoas com deficiência ou em tratamento devem acrescentar atestado médico e exames complementares.

A solicitação também pode ser feita de forma digital:

Solicitar Passe Livre – IDOSOS:  Interior |  Porto Velho

Solicitar Passe Livre PCD e TRATAMENTO – Interior |  Porto Velho

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: