Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

FISCALIZAçãO
TCE-RO fiscaliza unidades de saúde e identifica avanços e falhas em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Auditores visitaram quatro locais no dia 12 de outubro, ouviram usuários e profissionais e registraram melhorias e deficiências no atendimento

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 13/10/2025 - 11h06

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 198 vezes

Porto Velho, RO – No dia 12 de outubro, equipes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) percorreram quatro unidades da rede pública de saúde em Porto Velho: as Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino, a UPA da Zona Leste e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A iniciativa ocorreu em um domingo e fez parte do Programa Permanente de Fiscalização da Saúde.

Durante as inspeções, foram analisadas condições de atendimento, fornecimento de medicamentos, funcionamento de equipamentos, estrutura física, presença de profissionais e higienização dos espaços. O trabalho também incluiu conversas com pacientes, acompanhantes e servidores, o que permitiu registrar tanto melhorias quanto dificuldades enfrentadas no cotidiano dessas unidades.

Usuários que acompanhavam familiares relataram percepções sobre a presença do TCE. Cleandro dos Santos afirmou: “Vejo vocês saírem, no domingo, do conforto de suas casas para fiscalizarem. Tiram foto da escala, nos ajudam. Isso é muito positivo”. Já Manoel Cavalcante, que acompanhava o pai em atendimento, observou: “Essa fiscalização precisa ser constante e conversar diretamente com os pacientes para ver o que está acontecendo”.

Gestores e servidores também comentaram a atuação. A profissional de saúde Sandra Cardoso declarou: “A fiscalização está sendo de grande valia, porque vê as falhas, e nos permite sanar muitas situações, melhorando o atendimento”. A gestora Sandra Petillo acrescentou: “O que podemos fazer em conjunto, um ajudando ao outro, fazemos, e isso mostra uma rede de apoio para melhoria do atendimento”. A enfermeira Marta Maria reforçou: “Está bem satisfatório e já melhorou bastante”.

Na Policlínica José Adelino, os auditores registraram organização na limpeza e no almoxarifado, mas também identificaram falta de insumos e medicamentos, além de problemas estruturais. A unidade apresenta desgaste físico do prédio, maca enferrujada, insumos de baixa qualidade e número reduzido de profissionais para atender à demanda.

No SAMU, foram verificadas falhas de gestão, tecnologia e infraestrutura. Entre os problemas, sobrecarga da equipe com deslocamentos para casos não graves, escala de plantonistas desatualizada e ambulâncias que retornam de reparos sem solução definitiva. Houve relatos de veículos parados por falta de combustível, ausência de climatização em ambientes e falhas no sistema operacional, como travamentos e perda de registros.

Na Policlínica Ana Adelaide, a inspeção constatou melhorias, como a troca da lâmpada da sala de raio-X, instalação de chuveiros na enfermaria e entrega de insumos. Porém, as instalações físicas ainda exigem reparos. O auditor de controle externo Fernando Bordignon avaliou: “É uma unidade que caminha para a regularidade e agora o desafio maior é a questão estrutural”.

Já na UPA da Zona Leste, o quadro geral foi considerado satisfatório pela equipe do TCE, com serviços em andamento e boas práticas. Foram apontados pontos de atenção, como cadeiras de rodas sem apoio para os pés, falha de iluminação na sala de sutura e necessidade de ajuste na escala ou reforço de radiologistas.

Segundo o secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cézar Filho, “o objetivo do Tribunal com essas fiscalizações é, em tempo real, possibilitar que a administração municipal corrija as impropriedades ou irregularidades identificadas. É o TCE fazendo a diferença na vida do cidadão”.

A próxima etapa será a elaboração de relatórios técnicos com recomendações e encaminhamentos à gestão municipal para que as medidas corretivas sejam implementadas.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: