Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CIDADANIA HONORÁRIA
Trajetórias de desembargadores são reconhecidas em cerimônia de cidadania honorária em Rondônia

🛠️ Acessibilidade:

Assembleia Legislativa entrega títulos a Raduan Miguel Filho e Alexandre Miguel, que possuem mais de 30 anos de atuação na Justiça do Estado

Por Informa Rondônia - terça-feira, 14/10/2025 - 19h53

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 150 vezes

Porto Velho, RO – A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou, na segunda-feira, 13, a entrega do título de Cidadão Honorário aos desembargadores Raduan Miguel Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), e Alexandre Miguel, diretor da Escola da Magistratura. O evento reuniu familiares, representantes de instituições e autoridades. Naturais do interior de São Paulo, ambos têm mais de três décadas dedicadas ao Judiciário rondoniense.

O título foi concedido por meio de proposta dos deputados Cirone Deiró e Alan Queiroz, aprovada por unanimidade. Coube a Cirone Deiró a condução da mesa de autoridades, ocasião em que afirmou: “Nos sentimos honrados em poder, em nome do povo rondoniense, reconhecer o trabalho desses dois pioneiros do nosso Estado. São dois homens que exemplificam a excelência da Justiça e personificam o espírito pioneiro que moldam nossa rica história”. Alan Queiroz, também autor da iniciativa, declarou: “São pessoas que não têm só um currículo, mas também uma vida prestada à Justiça e à academia, pois ambos são professores”.

Durante seu pronunciamento, Alexandre Miguel recordou a primeira vez que esteve em Rondônia, no início da década de 1980, quando visitou o novo Estado pela BR-364 para encontrar dois de seus irmãos que haviam ingressado na magistratura. Segundo ele, a experiência determinou sua decisão de retornar e construir carreira na região. Aos 24 anos, em 1990, foi aprovado no V Concurso da magistratura e iniciou a atuação em comarcas do interior. Posteriormente, ocupou cargos administrativos e passou a dirigir a Escola da Magistratura. “Minha escolha por essa terra não foi apenas profissional, mas uma escolha de vida. Essa honraria não é um ponto de chegada, (…) é a chancela de que o jovem que chegou há praticamente 38 anos se tornou de fato e de coração, um cidadão de Rondônia”, afirmou.

O presidente do TJRO, Raduan Miguel Filho, também se pronunciou. Ele iniciou sua trajetória profissional em Rondônia na advocacia, antes de ser aprovado no IV Concurso da magistratura. Iniciou a carreira em Ji-Paraná e, mais tarde, passou a atuar na Capital. Teve atuação destacada no direito de família e na academia até chegar ao segundo grau em 2010, no mesmo dia da posse do irmão Alexandre. “São 43 anos de muita recordações. Hoje Rondônia me adota formalmente, e para um magistrado não há honra que se compare à aceitação de seu trabalho por aqueles a quem jurou servir. Materializa a mais profunda ligação que um homem pode ter com uma comunidade. O reconhecimento de que sua missão de vida se confundiu com o destino de um estado”, disse.

O ex-procurador do Estado, Heidman Osman, enviou vídeo de homenagem aos dois magistrados. Já o desembargador Roosevelt Queiroz Costa, decano do TJRO, destacou a relevância da atuação de Raduan Miguel Filho, que atualmente ocupa a presidência do Consepre, o conselho que reúne presidentes de tribunais de Justiça do país. “Mais que registrar um ato formal, grava em nossa memória coletiva, o valor de duas trajetórias que se entrelaçam com o destino do nosso estado”, afirmou.

Também participaram das homenagens a superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luciana Alves; a vice-presidente da OAB Rondônia, Vanessa Esber; o defensor público-geral, Victor Hugo de Souza Lima; o procurador do Estado de Rondônia, Kherson Soares; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus; e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Daniel Lagos.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: