Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA
Posse de João Francisco Afonso reforça atuação do MPRO no segundo grau

🛠️ Acessibilidade:

Posse em Porto Velho reúne autoridades e marca trajetória de mais de três décadas no Ministério Público de Rondônia

Por Informa Rondônia - sábado, 18/10/2025 - 11h31

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 264 vezes

Porto Velho, RO – João Francisco Afonso assumiu oficialmente, nesta sexta-feira (17/10), o cargo de Procurador de Justiça do Ministério Público de Rondônia, em cerimônia realizada no prédio-sede da instituição, em Porto Velho. A solenidade contou com a presença de autoridades dos três Poderes, do Tribunal de Contas e de representantes de instituições militares.

O ato foi conduzido em Sessão Solene do Colégio de Procuradores, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago. Durante a solenidade, foram destacados o compromisso da instituição com a defesa dos direitos da sociedade, a probidade administrativa e o enfrentamento à corrupção, áreas de atuação marcantes na trajetória do novo procurador.

Em discurso, João Francisco Afonso lembrou o início da preparação para o concurso e afirmou que essa fase consolidou a compreensão sobre a relevância do Ministério Público para a sociedade. Ele relatou que essa motivação orientou mais de três décadas de trabalho, com dedicação à construção da justiça e da paz social. O empossado acrescentou que vê a síntese da instituição na busca por políticas públicas que reduzam desigualdades.

Ao falar sobre as novas atribuições no segundo grau, destacou a continuidade de sua atuação no combate à criminalidade, à corrupção e na defesa da probidade administrativa, área em que atuou por mais de 20 anos. “Os anos se passaram e aqui estou, hoje procurador de Justiça, mas atento à importância do combate à corrupção e à improbidade, seara da qual tudo o mais depende, pois do agente público probo decorre o que possa ser positivo e válido na administração pública”, afirmou.

Ele agradeceu a servidores, membros do MP, amigos e familiares pelo apoio ao longo da carreira.

O procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus, parabenizou o empossado, recordando sua dedicação ao primeiro grau de jurisdição. “Quando o conheci, soube logo que Vossa Excelência era uma pessoa comprometida com a atuação do Ministério Público. Em algum momento, falou em se aposentar, mas ainda bem que foi ficando, foi continuando e foi realizando, porque nunca perdeu a capacidade de se indignar com a injustiça. Ficou por amor a essa sociedade, por paixão ao Ministério Público e por devoção às pessoas”, disse.

Em nome do Colégio, o procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula destacou a ética e a independência do novo integrante. “Sua ascensão ao cargo de procurador será somente uma transmutação de local de trabalho, pois levará consigo a independência funcional e a liberdade de consciência, sempre em harmonia com o interesse público. Tenho certeza de que o senhor não se curvará a nada a não ser à Constituição”, declarou.

Também em manifestação, o representante da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), Marcelo Lincoln Guidio, ressaltou a importância do novo posto e desejou êxito na nova trajetória. “Que cada desafio seja uma oportunidade para reafirmar o compromisso com a cidadania e com os princípios que regem a nossa instituição”, afirmou.

O rito de investidura foi conduzido pelo procurador de Justiça Marcos Valério, que oficializou a posse. João Francisco Afonso recebeu ainda a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público, no Grau Grã-Cruz. Entre os presentes estavam o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Gilberto Batista dos Santos; o Desembargador Roosevelt Queiroz; o Defensor Público-Geral, Victor Hugo de Souza; o Diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Guilherme Erse, além de autoridades militares.

A carreira de João Francisco Afonso teve início em 1994, após aprovação no VII Concurso para Promotores de Justiça do MPRO. Atuou inicialmente na comarca de Costa Marques e, em 1995, passou a integrar o Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX), onde permaneceu até 1999. Em Porto Velho, exerceu funções nas Promotorias de Execução Penal, Meio Ambiente e Infância e Juventude. Em 2004, foi promovido para a Promotoria de Defesa da Probidade Administrativa, onde esteve como titular por 21 anos.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: