Planejamento envolve definição de locais de atendimento, parcerias institucionais e estratégias de mobilização social
Porto Velho, RO – O Ministério Público de Rondônia (MPRO) iniciou, nesta terça-feira (21), a fase de organização da 12ª edição do projeto MP Itinerante, prevista para ocorrer entre os dias 24 e 27 de novembro nos municípios de Candeias do Jamari e Porto Velho. As reuniões preparatórias, conduzidas pelo procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, coordenador do Centro de Apoio Operacional Unificado (Caop Uni), tiveram como foco alinhar detalhes operacionais e estratégicos da ação.
Durante os encontros, foram discutidos os pontos de atendimento, as formas de divulgação e o envolvimento das comunidades locais. A primeira reunião reuniu representantes de instituições federais e estaduais parceiras, com o objetivo de ampliar o número de serviços oferecidos à população. Em seguida, foi realizada uma segunda reunião com Promotorias de Justiça e Grupos de Atuação Especial de Tutela Coletiva (Gaes), dedicada à definição da estrutura de funcionamento das atividades.
O procurador Marcos Valério Tessila de Melo destacou que o projeto já contemplou as regiões prioritárias do Estado desde sua criação há três anos. Ele enfatizou a importância da etapa de articulação. “Nesta reunião estamos articulando com todos os parceiros e instituições para que tenhamos uma adesão significativa e consigamos levar cada vez mais serviços a todas essas localidades”, afirmou o coordenador do MP Itinerante.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação do Ministério Público junto às comunidades, especialmente nas áreas mais afastadas dos centros urbanos. O MP Itinerante oferece atendimentos diversos, como emissão de documentos, serviços sociais, recebimento de denúncias e inspeções em unidades públicas. Nesta fase, as ações serão realizadas nas zonas sul e leste de Porto Velho e no município de Candeias do Jamari.
Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h, nos seguintes locais:
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
24/11/2025 – Escola Carlos Drumond de Andrade (Candeias do Jamari)
25/11/2025 – Escola Flora Calheiros Cotrin (Porto Velho)
26/11/2025 – Escola Capitão Cláudio Manoel da Costa (Porto Velho)
27/11/2025 – Colégio Tiradentes da Polícia Militar VII (Porto Velho)
Com essa edição, o MPRO reafirma seu compromisso constitucional de garantir o acesso da população aos seus direitos, promovendo cidadania e aproximando os serviços públicos das comunidades.