Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão e medida de arresto em ação que apura crimes contra o sistema financeiro nacional.
Porto Velho, RO – Uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (21/10) em Ji-Paraná (RO) teve como foco a coleta de provas sobre supostas práticas ilícitas ligadas a investimentos financeiros sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A ação, denominada Operação Fortuna Fantasma, foi autorizada pela Vara Federal do município e cumpriu mandado de busca e apreensão, além de medida cautelar de arresto de bens.
As investigações apontam que, desde 2020, funcionaria uma instituição financeira clandestina dedicada à captação de recursos de terceiros, oferecendo investimentos coletivos com promessa de lucros garantidos e rendimentos acima dos valores praticados pelo mercado. Os aportes eram formalizados por meio de contratos amplamente divulgados em redes sociais, sem qualquer registro ou autorização da CVM.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
De acordo com a apuração, o investigado promovia sua imagem por meio da exibição de bens e viagens internacionais, estratégia utilizada para atrair novos investidores. Até o momento, foram identificadas dez vítimas, com prejuízos que somam cerca de R$ 415 mil.
A Polícia Federal informou que as análises do material apreendido continuam, com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas e dimensionar o total dos danos financeiros.




