Segunda edição do evento ampliou número de atrações, parcerias e participação de empreendedores do setor
Porto Velho, RO – Com público superior a 10 mil pessoas, a 2ª edição da ExpoTurismo Rondônia 2025 confirmou o crescimento do setor e encerrou sua programação no dia 24 de outubro, após três dias de atividades. Promovida pelo Governo de Rondônia, a feira foi organizada pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio-RO).
O evento reuniu expositores, investidores e visitantes em 80 estandes dedicados à divulgação de destinos turísticos, produtos regionais, artesanato e gastronomia. O número de participantes superou o da edição anterior, que havia recebido cerca de 7 mil pessoas. A programação também incluiu apresentações culturais, exposições temáticas e rodadas de negócios que incentivaram novas parcerias entre empreendedores locais e nacionais.
Entre os destaques da feira esteve o Campeonato de Pesca Esportiva, que atraiu competidores de diversos estados e evidenciou o potencial dos rios de Rondônia para o turismo de pesca, com visibilidade dentro e fora do país. A mostra de aves amazônicas também chamou a atenção do público ao apresentar espécies regionais e ações de preservação ambiental.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++ 
O governador Marcos Rocha ressaltou o papel do evento como instrumento de integração e fortalecimento econômico. “Rondônia tem um potencial enorme e, ver essa feira crescendo mostra que estamos no caminho certo, valorizando os atrativos e estimulando a economia local por meio do turismo”, declarou.
O superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira, destacou o avanço da feira e o impacto positivo para o setor. “A ExpoTurismo vem se consolidando como uma vitrine para o turismo de Rondônia. Este ano, ampliamos o número de expositores e trouxemos novas experiências, mostrando que o turismo pode gerar renda, desenvolvimento e sustentabilidade”, afirmou.
A participação de representantes indígenas reforçou a diversidade cultural da feira. O líder Elivar Karitiana elogiou a organização do espaço voltado ao etnoturismo e ressaltou a importância da valorização das tradições locais. “Fomos colocados em um espaço junto com o turismo, o que mostra que aqui não é apenas um local de venda, mas também de valorização da nossa cultura. Esta segunda edição está sendo uma grande oportunidade de divulgar o nosso trabalho, especialmente o artesanato e as biojóias produzidas com sementes da nossa região, como o açaí e outras espécies da Amazônia brasileira”, destacou.
Ele também comentou sobre as diferentes expressões artísticas apresentadas pelas etnias participantes. “Cada povo tem um artesanato diferente, os cinta largas, os suruís e outros têm os seus. Nós, povos indígenas, nos identificamos pelos nossos trabalhos manuais e pelos nossos adornos, como os cocares e colares, que representam a identidade de cada etnia”, completou.
 
         
        
 
			



 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        