Parceria com a AVUS Saúde oferece consultas, exames e apoio social a trabalhadores que integram o ecossistema de fornecimento da empresa
Porto Velho, RO – Catadores e cooperados que participam do fornecimento de materiais recicláveis à Natura passam a contar com um novo programa de benefícios voltado à saúde e ao bem-estar. A iniciativa, criada em parceria com a AVUS Saúde, tem como meta garantir a esse público e a suas famílias o acesso facilitado a serviços de saúde, odontologia e apoio social, sem cobrança de mensalidade.
O programa prevê adesão gratuita e é integralmente custeado pela Natura, de forma que os beneficiários pagam apenas pelos serviços utilizados, com preços reduzidos. Por meio do aplicativo da AVUS, é possível agendar consultas presenciais a partir de R$ 59,90 e atendimentos online a partir de R$ 54, que incluem plantão 24 horas com clínico geral. Também são oferecidos exames laboratoriais e de imagem com até 75% de desconto, medicamentos com até 80% de redução em farmácias credenciadas e atendimento odontológico com avaliação gratuita e até 40% de desconto em procedimentos.
Além da assistência médica, o programa oferece suporte social e psicológico através de três canais de atendimento. O canal Ângela, do Instituto Natura, acolhe mulheres em situação de violência e realiza encaminhamento para apoio jurídico, social e psicológico. A Central Social disponibiliza orientação sobre direitos, cidadania e planejamento familiar, e o Ligue Câncer, do Instituto Oncoguia em parceria com o Instituto Avon, oferece informações e suporte a pacientes com câncer e seus familiares.
Cada beneficiário pode incluir até quatro dependentes, alcançando potencialmente 15 mil pessoas. A adesão é destinada às cooperativas que fornecem materiais recicláveis pós-consumo à cadeia produtiva da Natura. O projeto terá duração inicial de um ano, com todos os custos cobertos pela empresa. Após esse período, os resultados de adesão e satisfação dos participantes serão avaliados para definir sua continuidade.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++ 
Para os catadores sem internet residencial, as cooperativas participantes disponibilizarão acesso Wi-Fi, e eventuais dificuldades técnicas poderão ser resolvidas pela central da AVUS. A Natura acompanhará o processo de implementação e oferecerá suporte às cooperativas envolvidas.
A empresa pretende apresentar o programa durante a COP30, reforçando o compromisso com iniciativas de impacto social positivo. Em Benevides (PA), onde mantém o Ecoparque, a Natura apoia o Benevides Recicla, programa de logística reversa realizado em parceria com a prefeitura e organizações sociais.
“É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a dignidade e os direitos humanos em toda a cadeia de valor. Ao garantir acesso à saúde, bem-estar e cidadania para os trabalhadores da reciclagem e sua rede de afeto, geramos um impacto positivo que reverbera da cooperativa para a família e, por fim, para a própria Natura”, afirmou Sergio Talocchi, gerente sênior de Cadeias Sustentáveis da empresa.
O novo programa se soma a outras ações voltadas ao fortalecimento da reciclagem, como o Programa Elos, que concede bônus financeiros às cooperativas para investimentos em estrutura e produtividade. Essas medidas integram o propósito da marca de gerar benefícios sociais, ambientais e econômicos ao longo de toda a cadeia de valor.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do setor de beleza e cuidados pessoais, com atuação em 14 países da América Latina. Reconhecida por suas práticas de sustentabilidade, mantém parcerias há mais de 25 anos com comunidades extrativistas da Amazônia e foi a primeira companhia de capital aberto do Brasil a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab.
 
         
        
 
			



 
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                         
                        