Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ESPORTE
Prefeitura retoma uso de van do projeto Construindo Campeões da Ponta do Abunã

🛠️ Acessibilidade:

Veículo revitalizado volta ao distrito de Extrema e integra entrega de coletes e medalhas às crianças atendidas pela iniciativa

Por Informa Rondônia - terça-feira, 18/11/2025 - 12h52

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 492 vezes

Porto Velho, RO – A movimentação no campo do Guarani, no distrito de Extrema, reuniu, no último sábado (16), equipes e alunos do projeto Construindo Campeões da Ponta do Abunã para o retorno da van destinada às atividades esportivas. O veículo, revitalizado e novamente plotado após permanecer um ano sem uso, foi entregue pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel).

Adquirida por emenda da deputada federal Silvia Cristina, a van será utilizada no transporte de alunos para competições dentro e fora do estado. Na mesma ocasião, a Prefeitura repassou 500 coletes e 600 medalhas às crianças atendidas pelo projeto, que abrange Extrema, Vista Alegre, Nova Califórnia e a comunidade indígena Kaxarari.

O prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, participou do evento e fez referência ao trabalho desenvolvido. “Acreditamos que o trabalho com a união de forças gera bons feitos. Estou muito feliz com o projeto na Ponta do Abunã, que tem tudo para prosperar, gerando oportunidades para as crianças e seus familiares”, declarou.

O secretário da Semtel, Paulo Moraes Júnior, também esteve presente e comentou sobre o compromisso assumido pela pasta. “Nós prometemos que iríamos trazer essa van de volta. E assim fizemos. Daremos continuidade a expansão desse projeto e reiteramos o nosso compromisso com a população. Parabenizamos a todos os atletas que nos representam e muito bem. Contem conosco e só estamos começando”, afirmou.

A administradora do distrito de Extrema, Keila Cherubini, relatou a percepção da comunidade quanto às ações voltadas ao esporte. “Estamos celebrando um importante momento, a nossa comunidade se sente lembrada pela gestão municipal. Por isso, agradecemos imensamente à Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semtel. O nosso distrito só tem de agradecer”, disse.

Makcilene Gomes Luz, mãe de Stephanne Bheatriz — atleta da categoria Sub 17 — descreveu como a família acompanha o projeto. “É muito gratificante acompanhar esse projeto incrível, que tem contribuído com ensinamentos e direcionando nossas crianças para um caminho melhor, de respeito tanto com os colegas quanto com os pais dentro de casa. Eu acompanho meus dois filhos, uma no sub 17, que está encerrando a participação no projeto e o outro no sub 10. E é muito bom ver a prefeitura dando essa atenção ao distrito, ainda mais agora com a entrega da van para nós. E isso é mais um passo que foi dado para a evolução das crianças, futuros atletas”, declarou.

Ao lado da mãe, Stephanne comentou sobre sua experiência. “Estou encerrando um ciclo de muito aprendizado com nossos treinadores e, também, foi um prazer enorme representar nosso distrito, nosso estado em campeonatos. Estou muito feliz por presenciar esse momento especial que vai beneficiar muitas crianças, que sonham em crescer profissionalmente no esporte”, relatou.

Outro depoimento foi dado por Moisés de Mattos, pai de Edgar Victor, atleta do sub 9. “Fico muito feliz por ver meu filho sendo assistido por meio do projeto Construindo Campeões, que tem tirado as crianças da rua, da frente da tela do celular, além da promoção da interatividade, contribuindo para o crescimento e sabedoria dos alunos. O projeto ativa nas crianças o sonho de ser um atleta profissional. E isso é importante para a nossa região. Parabéns à prefeitura por dar essa força para nós”, afirmou.

O Construindo Campeões na Ponta do Abunã atende aproximadamente 600 crianças de Extrema, Vista Alegre, Nova Califórnia e da comunidade Kaxarari, em parceria com a Academia de Futebol de Extrema (AFEX), responsável pelas categorias de futebol de campo. O trabalho envolve atividades esportivas, socialização, regras e fortalecimento físico e psicológico. A Semtel fornece material esportivo, kits lanche e instrutores.

Segundo os coordenadores Ananias Leonardelli e Valdecir José Rodrigues, os participantes têm se destacado em disputas estaduais no Acre e em Rondônia. Leonardelli detalhou os resultados: “A AFEX vem representando o Estado de Rondônia em diversas categorias femininas e masculino no campeonato acreano de futebol, desde as categorias sub11, sub13, sub14 sub 15 e sub 17. E disputando competições no estado, como na Copa Genus e Copa Zico, onde as categorias femininas sub11, sub 14 e sub17 se consagraram campeãs. Além de vários títulos em outras categorias. Tendo hoje como nosso maior orgulho feminino a jogadora Giselly Braz que é Lateral Esquerda da Equipe do Palmeiras e constantemente é convocada para a seleção brasileira de base”.

Leonardelli também destacou o impacto da volta do transporte. “Estamos vivenciando um momento muito importante para as nossas crianças do projeto. Pois, por meio desse veículo será possível não somente conduzir os atletas para campeonatos, mas também para sonhos”, concluiu.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: