Programação de abertura do Natal está marcada para 21 de novembro, a partir das 16h30, no Parque da Cidade
Porto Velho, RO – O Parque da Cidade abrirá as atividades do Natal Porto Velho Luz no dia 21 de novembro, às 16h30, com uma ação voltada especificamente a pessoas com deficiência e neurodivergências. Nesse horário, o local será disponibilizado exclusivamente para esse público no início da programação natalina.
A proposta de acesso antecipado foi organizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias). As instituições planejaram o formato para garantir prioridade de entrada e participação nas atrações.
O prefeito Léo Moraes explicou que o planejamento foi direcionado para atender as necessidades do público contemplado. “Nossa prioridade é cuidar das pessoas com deficiência e neurodivergências. Pensamos em cada etapa para que elas vivam o Natal com tranquilidade e protagonismo. Este dia antecipado mostra nosso compromisso: elas têm o direito de acessar primeiro porque são parte da política pública”, afirmou.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
Com o acesso antecipado, crianças e adultos poderão encontrar o Papai Noel sem filas, observar a iluminação com mais calma, registrar fotografias sem aglomeração, utilizar o trenzinho natalino de forma exclusiva e circular pelo espaço com menor quantidade de estímulos.
A programação preparada para o evento inclui trenzinho natalino, apresentação do grupo Bem Animados, Casa do Papai Noel, árvore iluminada, participação do grupo Açaí com Libras, Trenzinho do Parque, inauguração do Espaço Acolher e apresentação do circense Pedro, além de outras ações direcionadas às crianças atípicas.
O Espaço Acolher será inaugurado durante a abertura. O local foi estruturado para oferecer ambiente de conforto, regulação sensorial e atendimento às pessoas com deficiência e neurodivergências.
Para entrar nessa modalidade de acesso, será exigida a apresentação de documento de identificação PCD na portaria. Cada pessoa com deficiência poderá estar acompanhada por um responsável.




