Entrega ocorreu nesta terça-feira (25) e dá sequência às ações realizadas pelo governo de Rondônia
Porto Velho, RO – Gestantes de Porto Velho participaram nesta terça-feira (25) de uma nova etapa de distribuição dos kits enxoval do programa Mamãe Cheguei. Ao todo, 81 mulheres foram contempladas na atividade promovida pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). A entrega ocorre uma semana depois de outras 45 gestantes de Guajará-Mirim terem recebido o mesmo benefício.
As participantes incluíam mulheres em diferentes fases da gestação, entre elas Samara Rodrigues, 36 anos, mãe de três meninos e que aguarda agora um casal de gêmeos. O programa estadual já alcançou mais de 23 mil famílias e registra investimento superior a R$ 9 milhões na disponibilização dos kits.
Durante o encontro, foram tratados temas sobre gestação e cuidados relacionados à Primeira Infância. Nesse momento, Samara comentou que o apoio recebido auxilia no orçamento familiar. “Este kit me deixa bastante feliz. Pois só o meu esposo trabalha e seria mais difícil pra gente comprar tudo. E agora que já vem com o berço, fica melhor ainda. É bênção”, afirmou. Ela relatou também ter passado por três abortos antes da gestação atual.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
++++
A programação contou com uma roda de conversa conduzida pela secretária da Seas, Luana Rocha, mãe de um casal, que abordou orientações sobre cuidados na gestação e práticas voltadas ao fortalecimento do vínculo familiar, incluindo a participação dos pais no desenvolvimento do bebê.
Entre as beneficiárias estava ainda Carolayne Pimenta, 25 anos, que recebeu o kit pela segunda vez. Ela relatou que ainda possui itens do enxoval entregue durante a gestação de seus gêmeos, hoje com 4 anos. “Percebo que agora o Mamãe Cheguei tem mais novidades, como é o caso do berço e isso é muito bom, e ainda é portátil”, disse.
O kit distribuído reúne 20 itens de uso para o recém-nascido, entre eles um berço portátil. As gestantes inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem efetuar o cadastro no portal do governo e, em seguida, acompanhar o processo junto às equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).




