Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

EVASãO ESCOLAR
Ministério Público de Rondônia promove formação sobre Busca Ativa Escolar em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Atividade reuniu profissionais das redes municipal e estadual e integra o Projeto Todos na Escola e o MP Itinerante

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 26/11/2025 - 10h03

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 84 vezes

Porto Velho, RO – A “Formação da Busca Ativa Escolar” foi realizada nesta terça-feira (25/11), em Porto Velho, pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO). O encontro reuniu equipes que atuam na gestão educacional das redes estadual e municipal, com o objetivo de tratar dos procedimentos relacionados à infrequência, ao abandono e à evasão. A iniciativa compõe o Projeto Todos na Escola e integra a programação da 12ª edição do MP Itinerante.

A Busca Ativa Escolar consiste em ações voltadas à localização de crianças e adolescentes que não estão frequentando a sala de aula, incluindo tratativas com familiares e acompanhamento para o retorno dos estudantes ao ambiente escolar.

A atividade foi conduzida em formato de roda de conversa e contou com a participação de diretores, orientadores educacionais e coordenadores. A condução geral ficou sob responsabilidade da promotora de Justiça Luciana Ondei Rodrigues Silva, da 18ª Promotoria e coordenadora do Grupo de Atuação Especial da Educação (Gaeduc). As exposições temáticas foram apresentadas por Elizabeth Colaço Villarim, Coordenadora Estadual da Busca Ativa Escolar na Secretaria de Estado da Educação, e por Sirley Rosário Corsino do Carmo, Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família na Seduc.

Entre os temas abordados estiveram marcos legais, responsabilidades institucionais, atribuições das equipes da Busca Ativa Escolar nas esferas regional e municipal, protocolos que envolvem desde o alerta inicial até o retorno do estudante, práticas de mobilização com famílias e comunidades e indicadores utilizados para verificar risco de infrequência e permanência escolar. O grupo também discutiu formas de identificar sinais de abandono, passos para acolher alunos que retomam a rotina escolar, estratégias de envolvimento das famílias e o uso de dados para monitoramento das ações.

A promotora de Justiça explicou que o trabalho depende da articulação entre diferentes setores. Segundo Luciana Ondei, a formação buscou alinhar procedimentos, detalhar responsabilidades e apresentar práticas de referência. “A ideia, antes de tudo, é aprimorar o que está sendo feito. É ajustar o que precisa ser ajustado para que consigamos, cada vez mais, colocar crianças dentro da escola, reduzir o nosso número de evasão escolar e conseguir, de fato, ofertar uma educação de qualidade, que transforme as pessoas e mude destinos”, afirmou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: