Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

CAUSA ANIMAL
Abandono de animais mobiliza ações da Sema em Porto Velho

🛠️ Acessibilidade:

Fiscalizações, denúncias anônimas e ferramentas digitais têm reforçado o enfrentamento ao abandono de cães e gatos

Por Informa Rondônia - sexta-feira, 05/12/2025 - 09h08

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 522 vezes

Porto Velho, RO – O recebimento diário de denúncias anônimas tem sido um dos principais indicadores do aumento de casos de abandono de animais em Porto Velho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) registra, em média, de 12 a 15 comunicações por dia, número que ultrapassa 300 ocorrências mensais. O órgão reforça que abandonar cães e gatos é crime, conforme a Lei 9.605/1998 e a Lei Complementar municipal 825/2020.

As equipes da Sema realizam fiscalizações em locais apontados nas denúncias e, quando há constatação de maus-tratos, o encaminhamento é feito às autoridades competentes. Segundo o Coordenador de Proteção Animal da secretaria, André Oliveira, esse fluxo de informações permite identificar responsáveis. “O alerta é para dizer que abandonar é crime. A gente está recebendo muitas denúncias e vamos até esses locais conferir os maus tratos e logo em seguida encaminhar para as autoridades competentes”, afirmou.

Além das fiscalizações, o município utiliza o Siapets, sistema que reúne serviços destinados à proteção e ao cuidado com animais. A plataforma oferece recursos para adoção responsável, denúncias de maus-tratos, busca por animais perdidos, além de informações sobre castração, microchipagem e orientações gerais de bem-estar.

Entre os moradores que aderiram à adoção está a assessora de comunicação Larysse Almeida, que acolheu mais um cachorro após já viver com três animais. Ela relatou que uma das adoções ocorreu há dez anos, quando encontrou uma cadela caída em uma vala. “A adoção transforma nossas vidas. A sensação é de carinho mesmo. Já tenho três bichinhos e um deles adotei há 10 anos, encontrei-a caída em uma vala e a trouxe comigo para um novo começo. Hoje resolvi adotar mais um cachorrinho que foi abandonado e que a partir de agora só vai receber muito amor”, disse.

As campanhas de adoção promovidas pela Sema têm ampliado o número de animais que encontram um novo lar. A secretaria também orienta a população a colaborar denunciando situações de abandono ou maus-tratos e apoiando ações de vacinação, castração e cuidados responsáveis. Ao comentar as iniciativas, André Oliveira destacou: “Abandonar animais é crime, e dar um lar a cães e gatos é um ato de amor”.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: