Capacitação do programa Casa da Comunidade foi realizada em parceria com o Ifro de Ji-Paraná e atendeu moradoras do distrito de Porto Velho
Porto Velho, RO – Quinze moradoras do distrito de Nova Mutum Paraná, em Porto Velho, passaram a ter acesso à qualificação profissional na área de corte e costura por meio de um curso gratuito realizado no espaço da Associação Observatório Socioambiental. A capacitação integrou as ações do programa Casa da Comunidade e teve como foco a formação prática em modelagem.
A oferta do curso foi viabilizada com recursos de emendas parlamentares da deputada federal Sílvia Cristina, destinadas ao custeio das atividades desenvolvidas pelo projeto. Além da gratuidade das aulas, todo o material utilizado durante o processo de aprendizagem foi disponibilizado às participantes, o que permitiu a realização integral da formação sem custos para as alunas.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A iniciativa é executada pelo Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná, responsável pelo desenvolvimento do programa Casa da Comunidade. Em Nova Mutum Paraná, as aulas foram conduzidas pela professora Fábia Cristina Lopes Rodrigues, que ficou encarregada da condução técnica do conteúdo aplicado às participantes.
Ao comentar a iniciativa, a deputada Sílvia Cristina afirmou que o programa contempla diferentes cursos e oficinas voltados à capacitação profissional, todos oferecidos de forma gratuita. Segundo ela, a proposta busca ampliar as possibilidades de geração de renda para as famílias atendidas, a partir do acesso a qualificações práticas e aplicáveis ao cotidiano.




