Estado intensifica operações, atendimento de emergência e campanhas preventivas diante do aumento do fluxo de pessoas em rios, estradas e áreas de lazer
Porto Velho, RO – A ampliação das ações de resgate, atendimento de emergência e prevenção marca a estratégia adotada pelo governo de Rondônia para o período de férias, quando cresce de forma expressiva a circulação de pessoas em balneários, rios, rodovias e espaços de lazer. O trabalho está sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, que passou a operar com reforço de efetivo, viaturas e embarcações para reduzir ocorrências e preservar vidas.
Durante esse período, o atendimento pré-hospitalar e as respostas a situações de urgência e emergência foram fortalecidos, considerando o aumento da demanda provocado por deslocamentos rodoviários, eventos festivos e maior prática de atividades recreativas. A atuação inclui o uso estratégico de equipamentos terrestres e aquáticos, além da intensificação de campanhas educativas direcionadas à prevenção de afogamentos, acidentes de trânsito, incêndios florestais e ocorrências domésticas.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
O governador Marcos Rocha afirmou que a estratégia foi baseada em planejamento e integração das equipes, destacando que o trabalho preventivo vem sendo adotado para ampliar a proteção à população e aos turistas. Segundo ele, houve reforço no efetivo do Corpo de Bombeiros e expansão das ações educativas para que as famílias possam aproveitar o período de férias com mais tranquilidade e segurança.
O comando do CBMRO também tem reforçado orientações à população, especialmente em ambientes aquáticos. O comandante-geral, coronel Nivaldo Azevedo, ressaltou que, nesses locais, a supervisão direta é indispensável, explicando que “a presença de um adulto atento é essencial, assim como a atuação de profissional habilitado”.
No contexto da estiagem, o governo estadual também intensificou os alertas sobre queimadas e incêndios florestais. A população foi orientada a evitar qualquer tipo de queima e a comunicar imediatamente a corporação pelo telefone 193 ao identificar focos de incêndio. As ações de prevenção e resposta seguem ao longo de todo o período de férias com o objetivo de ampliar a segurança em todo o estado.




