Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ELEIÇÕES 2026
“Parem de criticar quem vota num lado e quem vota no outro”, pede secretário do governo Lula após especulações sobre possível candidatura pelo PT

🛠️ Acessibilidade:

Expedito Netto evita confirmar tratativas e defende respeito entre eleitores e combate à desinformação

Por Informa Rondônia - quarta-feira, 14/01/2026 - 09h07

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 138 vezes

Porto Velho, RO – Expedito Gonçalves Ferreira Netto, secretário nacional de Pesca Industrial, cargo vinculado ao Ministério da Pesca e Aquicultura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista exclusiva à repórter Franciele Barreto, do site Rondoniaovivo, em meio a especulações levantadas por colunistas políticos sobre uma possível tratativa com o Partido dos Trabalhadores para uma eventual candidatura ao Governo de Rondônia.

Durante a conversa, o secretário não confirmou nem negou as informações e aproveitou o espaço para abordar temas relacionados à polarização política, ao respeito entre eleitores e ao impacto das notícias falsas no processo eleitoral.

Ao tratar do ambiente político atual, Netto afirmou que, independentemente de posicionamentos ideológicos, é necessário respeitar escolhas diferentes. “E o que eu desejo ainda mais, independente do lado que eu tenho, defendo, é que as famílias, as pessoas, parem de criticar quem vota num lado e quem vota no outro”, declarou. Em seguida, acrescentou que eleitores de diferentes correntes compartilham objetivos comuns. “Seja você de esquerda, seja você de direita, seja você de centro, quando você vai pra urna, você tem o mesmo objetivo que o outro, que é o melhor pro seu estado e o melhor pro Brasil.”

O secretário também enfatizou que divergências políticas fazem parte do regime democrático. “Não critique as pessoas por terem um pensamento diferente do seu. Isso é uma democracia”, afirmou. Na sequência, reforçou que o ato de votar não está associado à intenção de prejudicar o país. “Ninguém vai pra urna querendo acabar com o Brasil. Ninguém vai pra urna querendo acabar com o mundão”, disse, ao defender uma postura de tolerância no debate público. “Saiba respeitar o próximo, respeite a sua família. Isso vale pra todos os lados. Parem de criticar a pessoa que pensa diferente de você.”

Outro ponto abordado por Expedito Netto foi a disseminação de informações falsas e seus reflexos no processo eleitoral. Segundo ele, o acesso a mecanismos de checagem é simples e deveria ser mais utilizado pela população. “E hoje é muito fácil você saber o que é uma matéria verdadeira”, afirmou, ao citar o próprio veículo entrevistador como exemplo. “Por exemplo, no Rondoniaovivo, quando você lê uma matéria, o Rondoniaovivo checa a veracidade. Aqui não tem fake news.”

Netto prosseguiu destacando que existem meios acessíveis para confirmar informações. “São sites que você pode acessar pra ter comprovação da realidade. Você não gasta tempo hoje pra acessar o Google e procurar se uma matéria é verdadeira ou não”, disse. Para ele, a desinformação tem potencial de interferir diretamente nas escolhas do eleitorado. “A fake news confunde a população, confunde o processo eleitoral e faz com que o povo, às vezes, vote de uma maneira que se prejudique o nosso país.”

Ao final da entrevista, o secretário agradeceu e concluiu defendendo maior consciência política por parte dos eleitores. “Que a gente possa atuar agora de forma mais consciente nas eleições”, afirmou.

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: