Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

ESPAÇO ABERTO
Tempo, poder e ambição: a política de Porto Velho não espera o carnaval passar

🛠️ Acessibilidade:

Everton Leoni volta ao tabuleiro, vereadores da capital miram voos maiores, Rodrigo Camargo faz barulho ao Senado e Porto Velho entra no ritmo pré-eleitoral antes mesmo da folia começar

Por Cícero Moura - segunda-feira, 19/01/2026 - 09h16

Facebook Instagram WhatsApp X
Conteúdo compartilhado 84 vezes

RETORNO

O empresário da comunicação Everton Leoni está de volta à política, após um hiato de duas décadas.

MANDATOS

Everton foi vereador em Porto Velho e deputado estadual por três mandatos. Também disputou a prefeitura da capital, sem sucesso.

VICE

Agora, numa reviravolta política, ele aparece como cotado para ser o vice na chapa do pré-candidato a governador, Adailton Fúria.

BÊNÇÃOS

Toda essa articulação teria as bênçãos do governador Marcos Rocha, que preside o PSD agora, mesmo partido do Furia.

FOI OU É?

Resta saber se o eleitorado vai considerar que o tempo político do Everton Leoni já foi, ou vai reconhecer que ele ainda é uma liderança.

TEMPO

Tempo costuma moer lideranças afastadas do mandato. Embora o Everton seja homem da comunicação e esteja sempre em evidência.

VEREADORES

A Câmara de Vereadores de Porto Velho conta com 21 edis. Com pouco mais de um ano de mandato, muitos deles já se assanham, querendo cargos maiores.

VEREADORES 2

É um caminho natural até. Atualmente, são quatro deputados estaduais que já foram vereador na Capital: Alan Queiroz, Marcelo Cruz, Jean Oliveira e Edevaldo Neves.

VEREADORES 3

Na Câmara Federal, dois dos oito parlamentares já foram vereador em Porto Velho: Maurício Carvalho e Cristiane Lopes.

ELEITORADO

Com o maior eleitorado de Rondônia, com projeção de aproximar de 400 mil eleitores, Porto Velho é um grande filão de votos.

EXPLICAÇÃO

Isso explicaria essa profusão de nomes da capital na disputa, com muitos deles eleitos.

NOVATOS

Entre os vereadores novatos, os pretensos candidatos a deputado estadual seriam Dr. Santana, Breno Mendes, Fernando Silva, Nilton Souza, Pedro Geovar, Thiago Tezzari e Zé Paroca.

SOFIA

Estreante como vereadora, Sofia Andrade não esconde que quer se eleger deputada federal, para ficar mais perto do seu grande ídolo, o presidiário Jair Bolsonaro.

VETERANOS

Entre os veteranos, alguns nomes devem sair a estadual, como Márcio Pacele, Ellis Regina, Dr. Macário e Everaldo Fogaça.

QUEIROZ

Já o veterano vereador Junior Queiroz deve se aventurar à Câmara Federal, em dobradinha com o irmão, deputado estadual Alan Queiroz.

CAMARGO

O deputado estadual Rodrigo Camargo decidiu se lançar como pré-candidato ao Senado e está conseguindo algum destaque, especialmente entre o eleitorado mais à direta.

CAMARGO 2

Crítico da gestão Marcos Rocha, esse foca a sua pré-campanha em ataque e denúncias contra o Governo.

CAMARGO 3

Ele centra sua artilharia em apontar mazelas, embora não seja afeito a mostrar solução viáveis.

BARULHO

Ele faz muito barulho e vai incomodar a concorrência nas eleições ao Senado, caso o presidente do Podemos, Léo Moraes, confirme Camargo ao Senado.

CARNAVAL

O Baile Municipal, dia 31, no Mercado Cultural, vai abrir oficialmente a programação oficial do Carnaval 2026 em Porto Velho.

PIRARUCU

O tradicional bloco Pirarucu do Madeira vai desfilar no dia 07 de fevereiro, um sábado antes da Banda do Vai Quem Quer.

PIRARUCU 2

O desfile do Pirarucu ocorria às tardes do domingo, antes da semana carnavalesca. Neste ano, a data escolhia é um sábado.

CEDO

Como neste ano o Carnaval começa cedo, em fevereiro, a expectativa é de que o Brasil, especialmente o setor público, também inicie cedo o trabalho.

AFINAL…

… O ano novo só começa mesmo, após o Carnaval.

Otávio Rapadura – Interino

AUTOR: CÍCERO MOURA





COMENTÁRIOS: