Dados do Hospital Infantil Cosme e Damião apontam internações por covid-19, influenza, VSR e enterovírus; Sesau amplia orientação e pontos de imunização
Porto Velho, RO – O total de 81 internações por doenças virais foi registrado em janeiro no Hospital Infantil Cosme e Damião, unidade de referência pediátrica em Rondônia, segundo levantamento oficial. Os casos envolveram diagnósticos de covid-19, influenza, Vírus Sincicial Respiratório e enterovírus, dentro do período de maior circulação de agentes respiratórios no inverno amazônico.
Diante do cenário, foi reforçada pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia a orientação para que crianças sejam imunizadas contra gripe, influenza e covid-19. A pasta também ampliou os alertas dirigidos a pais e responsáveis sobre medidas de prevenção e sobre os locais disponíveis para vacinação de toda a família.
No atendimento pediátrico estadual, os casos de urgência e emergência são concentrados no Hospital Infantil Cosme e Damião, que recebe pacientes de até 12 anos. Situações classificadas como de menor gravidade são direcionadas para Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
A direção do hospital informou que a imunização é tratada como medida central de proteção. Segundo a diretora Fransciane de Souza, a vacinação funciona como proteção coletiva e deve estar atualizada, especialmente no período de maior circulação de vírus, para preservação de vidas e controle sanitário.
O secretário estadual de Saúde, Jefferson Rocha, afirmou que a prevenção é considerada o principal instrumento contra doenças sazonais. Ele declarou que a vacinação é apontada pela gestão como o recurso mais eficaz para enfrentar, todos os anos, o aumento de vírus respiratórios que pressionam os serviços de saúde.
Para ampliar o acesso, foi disponibilizado pelo governo estadual o Espaço Saúde, instalado em estabelecimento comercial na Avenida Rio Madeira, nº 3.288, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com oferta de imunização e orientações preventivas. A aplicação de vacinas também permanece disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Entre as recomendações repassadas estão a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%, a redução de contato com pessoas gripadas, a evitação de ambientes fechados ou pouco ventilados, a manutenção de locais arejados e a adoção de alimentação adequada com hidratação regular.




