Documento estabelece regras de montagem, prazos, segurança e logística para a RRSI 2026
Porto Velho, RO – As orientações que irão nortear a realização da 13ª Rondônia Rural Show Internacional foram detalhadas a expositores e representantes de secretarias estaduais durante reunião realizada na sexta-feira (6), em Ji-Paraná. O Manual de Montagem e Normas Operacionais da RRSI 2026 foi apresentado pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), como instrumento de organização da feira.
O documento consolida diretrizes técnicas voltadas a expositores, parceiros e prestadores de serviços. Estão previstas regras para montagem de estandes, cumprimento de prazos, protocolos de segurança, logística de acesso, funcionamento dos espaços e exigências ambientais. A padronização e a segurança do evento são apontadas como metas centrais para a realização da maior feira de agronegócio da Região Norte.
O governador de Rondônia afirmou que a Rondônia Rural Show funciona como vitrine do agronegócio estadual e declarou que “a presença de expositores de diferentes segmentos fortalece a economia, estimula a geração de negócios e mostra a força do produtor rural rondoniense”.
AS ÚLTIMAS OPINIÕES
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, o manual representa a constituição da RRSI. Segundo ele, o documento é fundamental para o planejamento da feira e para o alinhamento de todos os participantes às normas estabelecidas. O conteúdo está disponível no site oficial da Rondônia Rural Internacional.
Entre os expositores, a reunião foi considerada estratégica para o planejamento. Denis Anderson de Oliveira, do ramo de alimentação e participante da feira há dois anos, afirmou que participar do encontro permite iniciar o ano com informações claras e preparo antecipado. Ele declarou que “a cada edição, a feira está mais organizada” e relatou que, para o restaurante que desenvolve trabalho social, a Rondônia Rural Show é essencial para arrecadação de recursos e continuidade do atendimento a famílias e crianças ao longo do ano, com apoio do governo do estado.
Kátia Kopp, expositora de máquinas pesadas que participará pela primeira vez do evento, informou que a reunião foi decisiva para compreender critérios, prazos e documentação exigida para garantir o lote e transportar os equipamentos. Ela destacou que “a reunião foi fundamental” para evitar perda de prazos, sobretudo por se tratar de empresa de outro estado.
Também estreante na feira, Vitor Bispo da Silva, do segmento de confecções voltadas ao setor agro, avaliou que a Rondônia Rural Show representa oportunidade de apresentar produtos, ampliar contatos e fortalecer a marca no setor. Ele afirmou que “a Rondônia Rural Show é uma grande oportunidade” e que o encontro permitiu compreender o funcionamento da feira e organizar a participação com antecedência.




