Informa Rondônia Desktop Informa Rondônia Mobile

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Dario Durigan inicia agenda internacional com reuniões nos EUA e agenda com Lula na Europa

🛠️ Acessibilidade:

Missão do ministro da Fazenda ocorre até 20 de abril e inclui encontros com líderes globais para discutir clima, justiça tributária e cooperação internacional

Por Yan Simon - segunda-feira, 13/04/2026 - 08h00

Compartilhe
247 compartilhamentos
Facebook Instagram WhatsApp X

Porto Velho, RO – Em meio a um cenário internacional marcado por tensões geopolíticas e discussões sobre crescimento sustentável, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, inicia uma série de compromissos no exterior com foco em ampliar a participação do Brasil em temas como clima e justiça tributária.

A agenda internacional começa na segunda-feira (13) e se estende até o dia 20, sendo a primeira rodada de encontros fora do país desde que o ministro assumiu o cargo após a saída de Fernando Haddad do governo. O objetivo central da missão é reforçar a posição brasileira em debates globais, incluindo a reforma tributária internacional, a transição energética e o fortalecimento de instituições multilaterais.

A programação tem início em Washington, onde serão realizadas as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Estão previstos encontros com autoridades econômicas de diversos países, entre elas a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva; o ministro da Economia da França, Roland Lescure; o ministro das Finanças da China, Lan Fo’an; o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; e o ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil.

Na etapa seguinte da viagem, a partir de sábado (19), Durigan passa a integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em compromissos na Europa, com passagens pela Espanha e Alemanha. Nessa fase, a agenda inclui pautas relacionadas à defesa da democracia, política industrial e cooperação internacional.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: