Informa Rondônia
CRÉDITO CONSIGNADO

PF investiga uso de cartão consignado em esquema que teria ampliado dívidas de consumidores

PF investiga uso de cartão consignado em esquema que teria ampliado dívidas de consumidores
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Operação Fugazi cumpre 13 mandados em três estados e apura possíveis crimes financeiros e lavagem de dinheiro

Por Yan Simon - quarta-feira, 15/07/2026 - 11h07

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – O bloqueio de valores e ativos financeiros, além do sequestro de bens móveis e imóveis, foi determinado pela Justiça contra investigados por um possível esquema envolvendo crédito consignado. As medidas integram a Operação Fugazi, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (15).

Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul. A investigação busca esclarecer se servidores públicos, aposentados e pensionistas foram prejudicados por contratos apresentados de forma diferente daquela aplicada na prática.

Segundo a Polícia Federal, empresas relacionadas aos alvos teriam oferecido aos consumidores um produto anunciado como cartão de crédito consignado. No entanto, a operação funcionaria como um empréstimo consignado, com cobrança de juros elevados e mecanismos que dificultavam o pagamento integral da dívida.

A forma de contratação poderia provocar o crescimento do saldo devedor e gerar prejuízos aos clientes, conforme os indícios reunidos pelos investigadores. A apuração também procura identificar como os valores obtidos nas operações teriam sido movimentados.

Além das suspeitas relacionadas às contratações de crédito, são investigadas possíveis práticas de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro. O material apreendido durante a operação deverá ser analisado pela Polícia Federal para aprofundar as investigações e identificar eventuais responsabilidades.

Com informações de: Agência Brasil

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO) – LinkedIn





COMENTÁRIOS: