Adailton Fúria aparece com 21%; Expedito Netto e Hildon Chaves têm 10% cada, enquanto 22% dos entrevistados ainda estão indecisos
Porto Velho, RO – Marcos Rogério (PL) aparece na liderança da disputa pelo Governo de Rondônia, com 24% das intenções de voto, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (25) e encomendada pela Rede Amazônica.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Adailton Fúria (PSD) ocupa a segunda posição, com 21%. Expedito Netto (PT) e Hildon Chaves (União) registram 10% cada. Samuel Costa (PSB) aparece com 2%, e Pedro Abib (MDB), com 1%.
Os eleitores que afirmam votar branco, nulo ou não comparecer representam 10%. Outros 22% ainda estão indecisos.
A diferença entre Marcos Rogério e Adailton Fúria é de três pontos percentuais, exatamente o tamanho da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos.
A Quaest também perguntou sobre o grau de definição do voto. Para 57% dos entrevistados, a escolha já é definitiva. Outros 42% afirmaram que ainda podem mudar de candidato até a eleição de 4 de outubro.
Na pesquisa espontânea, em que nenhum nome é apresentado previamente, a ordem entre os dois primeiros se inverte. Adailton Fúria aparece com 12%, seguido por Marcos Rogério, com 11%. Hildon Chaves tem 4%, Expedito Netto, 3%, e outros nomes somam 1%.
Nesse cenário, 65% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Branco, nulo ou quem não pretende votar representam 4%.
Segundo turno
A Quaest testou seis confrontos para uma eventual segunda rodada.
Contra Adailton Fúria, Marcos Rogério aparece com 40%, diante de 29% do adversário. Branco, nulo ou nenhum somam 16%, e 15% estão indecisos.
Em um confronto com Expedito Netto, Marcos Rogério registra 49%, contra 23% do candidato do PT. Outros 15% escolheriam branco, nulo ou nenhum, enquanto 13% não sabem em quem votar.
Contra Hildon Chaves, Marcos Rogério aparece com 47%, e Hildon, com 20%. Branco, nulo ou nenhum representam 17%, e os indecisos, 16%.
Sem Marcos Rogério, Adailton Fúria registra 37% em uma disputa com Hildon Chaves, que aparece com 23%. Em outro cenário, Fúria tem 41% contra 18% de Expedito Netto.
Na sexta simulação, Hildon Chaves aparece com 33% e Expedito Netto com 27%. Branco, nulo ou nenhum somam 20%, mesmo percentual dos indecisos.
Eleitorado quer mudanças
A pesquisa também mediu a percepção sobre os rumos do Governo de Rondônia. Para 44%, o próximo governador deve mudar totalmente a forma como o Estado vem sendo administrado. Outros 34% defendem mudar apenas o que não está funcionando, enquanto 17% querem a continuidade do trabalho atual. Não souberam ou não responderam 5%.
Sobre alinhamento político nacional, 43% preferem que o próximo governador seja aliado de Flávio Bolsonaro. Para 23%, o ideal é que seja aliado do presidente Lula, enquanto 30% querem um governador independente. Outros 4% não souberam responder.
O apoio de Flávio Bolsonaro aumenta a chance de voto em um candidato para 36% dos entrevistados, não altera a decisão para 42% e diminui a possibilidade para 19%.
No caso de Lula, 18% afirmaram que seu apoio aumenta a possibilidade de voto, 36% disseram que não faz diferença e 43% declararam que reduz a chance de escolher o candidato apoiado pelo presidente.
Saúde lidera preocupações
A saúde foi apontada como principal problema de Rondônia por 37% dos entrevistados. A violência aparece em seguida, com 13%, e infraestrutura, com 9%.
Corrupção foi mencionada por 7%; desemprego e economia, por 4% cada; educação, por 3%; pobreza ou desigualdade, por 2%; e enchentes, por 1%. Outros problemas somam 9%, enquanto 10% não souberam ou não responderam.
Rejeição dos candidatos
Expedito Netto apresenta o maior índice de eleitores que dizem conhecê-lo e não votar nele, com 40%. Marcos Rogério registra 27%, Hildon Chaves, 22%, Adailton Fúria, 18%, Samuel Costa, 13%, e Pedro Abib, 10%.
Marcos Rogério também registra o maior percentual de entrevistados que afirmam conhecê-lo e votar nele: 40%. Adailton Fúria aparece com 35%, Hildon Chaves com 20%, Expedito Netto com 17%, Samuel Costa com 4% e Pedro Abib com 2%.
Avaliação do Governo de Rondônia
A atual administração estadual é aprovada por 46% dos entrevistados e desaprovada por 34%. Outros 20% não souberam ou não responderam.
Na avaliação por conceitos, 32% consideram o governo positivo, 44% regular e 17% negativo. Outros 7% não responderam.
Questionados se o governador Marcos Rocha merece ser reeleito ou eleger um sucessor, 38% responderam que sim e 45% disseram que não. Outros 17% não souberam ou não responderam.
A Quaest entrevistou 804 eleitores de Rondônia com 16 anos ou mais entre os dias 21 e 24 de agosto de 2026. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números RO-05711/2026 e BR-00490/2026.
AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)
COMENTÁRIOS:





