Informa Rondônia
PROFESSORES

Concurso da Educação de Porto Velho terá 165 vagas imediatas e edital previsto para setembro

Concurso da Educação de Porto Velho terá 165 vagas imediatas e edital previsto para setembro
Pronto
0%Atalhos: Espaço (play/pausa), S (parar), ←/→ (volta/avança)
🛠️ Acessibilidade:

Seleção organizada pelo IBGP terá 430 oportunidades entre contratação direta e cadastro de reserva; provas estão previstas ainda para 2026

Por Yan Simon - sábado, 12/09/2026 - 09h23

Informa Rondônia Compartilhe esta reportagem
0 ações
Link copiado.

Porto Velho, RO – A rede municipal de ensino de Porto Velho deverá ganhar novos profissionais por meio de concurso público que está em fase de preparação. O certame terá 430 oportunidades para a Educação, incluindo 165 vagas para contratação imediata e outras 265 destinadas à formação de cadastro de reserva. A expectativa da Prefeitura é que o edital seja divulgado ainda em setembro.

A organização ficará sob responsabilidade do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), enquanto a aplicação das provas está prevista para ocorrer ainda em 2026. Entre as oportunidades destinadas ao cargo de Professor Nível II, 114 serão direcionadas à área urbana e 51 à zona rural.

Além das vagas para professores, o concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed) deverá contemplar os cargos de Especialista em Educação e Agente de Secretaria Escolar. Informações sobre salários, requisitos, período de inscrições e etapas da seleção serão detalhadas no edital.

A preparação do novo concurso ocorre paralelamente ao preenchimento de postos temporários previstos no processo seletivo lançado em dezembro de 2025. Na ocasião, foram disponibilizadas 165 vagas, sendo 90 destinadas às escolas da área urbana e 75 para unidades da zona rural.

Segundo informações da administração municipal, 142 candidatos desse processo já foram convocados e 116 profissionais permanecem em atividade. Desse total, 74 estão lotados na zona urbana e 42 atuam na área rural.

Todos os 90 candidatos previstos para a área urbana já foram convocados. Na zona rural, houve a convocação de 52 profissionais, dos quais 42 estão ativos. Conforme os dados divulgados pelo município, dez convocados não compareceram para efetivar a contratação. A Semed orienta os profissionais chamados a procurar a instituição para concluir os procedimentos necessários.

A administração municipal afirma que as novas contratações e o concurso fazem parte das medidas adotadas para manter profissionais em atividade nas salas de aula da rede pública.

Ao comentar a iniciativa, o prefeito Léo Moraes afirmou que a realização de concursos amplia as oportunidades de emprego e, ao mesmo tempo, busca reforçar a qualidade da educação municipal. “O que estamos fazendo é uma política transformadora na educação”, declarou.

O secretário municipal de Educação, Giordani Lima, também relacionou a ampliação do quadro de servidores ao fortalecimento do ensino. “Com mais profissionais melhoramos o conhecimento nas instituições de ensino e elevamos o nível da educação da cidade”, afirmou.

Com informações de: Prefeitura de Porto Velho

AUTOR: YAN SIMON (DRT 2240/RO)





COMENTÁRIOS: