Confira a íntegra da opinião apresentada por Professor Nazareno
*Por Professor Nazareno
Porto Velho, RO – Porto Velho, a podre, fedorenta e imunda capital de Roraima, elegeu agora em 2024 pelo menos 23 vereadores para o próximo mandato eletivo, ou seja, dois a mais do que a administração passada. Destes, pelo menos sete deles, sem nem se saber direito o porquê, foram reeleitos e dezesseis foram eleitos pela primeira vez. O trabalho de um vereador é muito importante para qualquer município. É, enfim, a Câmara Municipal por meio do Poder Legislativo que ajuda o prefeito eleito a enfrentar e corrigir os problemas reais da cidade. E Porto Velho está repleta de dificuldades e de complicações. Com aproximadamente 520 mil habitantes na sua área urbana, a cidade foi considerada pelo Instituto Trata Brasil como sendo a pior dentre as 27 capitais do Brasil em saneamento básico e água tratada. Vergonha: ela tem também o pior ar para se respirar em todo o país.
AS ÚLTIMAS DO INFORMA RONDÔNIA
++++ PL terá nome ao Governo de Rondônia; Raupp pode retornar à política; e SEMOB preocupa Léo Moraes
++++ Cohab Kaos leva rock underground à Zona Sul de Porto Velho na segunda edição do evento
O pior hospital público do Brasil também está aqui em Porto Velho. Trata-se do “açougue” João Paulo Segundo. Mesmo estando na responsabilidade da esfera estadual, esse logradouro tem que ter a contrapartida do município uma vez que é o único hospital de pronto-socorro existente nesta suja capital. Todos os 23 vereadores recém-eleitos deviam se preocupar em tentar construir um bom hospital para o município onde eles vão atuar. Vereador atuante tem que trabalhar para melhorar a vida de todos os munícipes, independente de quem votou neles ou não. Eu, por exemplo, não votei em nenhum desses vereadores aí eleitos. Votei no professor Aleks Palitot, mas ele não se reelegeu. Aqui em casa votamos também na Neidinha Suruí, que também não foi eleita. Mas todos os eleitos são vereadores do município onde vivo com a minha família e onde pago altos impostos.
Por isso, vou cobrar algumas providências de todos eles, assim como eu cobrava do professor Palitot e era prontamente atendido. Vereador não tem que atender somente as demandas individuais dos seus apoiadores. Têm que se preocupar com o coletivo, com a cidade inteira e com todos os seus distritos. Nada de arranjar emprego comissionado e outras benesses para uns poucos privilegiados que os ajudaram na campanha. Nada de fazer conchavos espúrios com o prefeito eleito. Vereador tem que pensar grande. Deve colocar como objetivo maior toda a cidade, que é tão castigada a nível nacional. O que fazer para que a “Capital da Seboseira” não seja tão mal falada nacionalmente por falta de qualidade de vida para seus moradores? Como pode um vereador se acomodar diante do fato de sua cidade não ter saneamento básico nem água tratada para os seus habitantes?
Senhores vereadores eleitos de Porto Velho! Trabalhem e lutem em sua gestão para desmentir o Professor Nazareno. Não deixem que ele publique mais essas matérias horrorosas que saem sobre essa explorada e distante urbe. Façam com que os números dela melhorem. A “Capital das Sentinelas Avançadas” nunca esteve em último lugar em IDH nacional. E por que chegou a esse nível? Trabalhem para melhorar o porto rampeado lá no rio Madeira, que foi doado pela Santo Antônio Energia. Aquilo ali é uma vergonha sem tamanho. É um descalabro só. É um acinte. Vejam o problema da escassez de voos no acanhado aeroporto Jorge Teixeira. Lutem para que se tenha uma melhor arborização e também mobilidade urbana na cidade. Lutem para que não haja mais queimadas nem tanta fumaça criminosa. Água tratada, saneamento básico e lixo são problemas de quem foi eleito. E vocês não se envergonham de Porto Velho ser a merda que é, não? Paciência!
Foi Professor em Porto Velho.*
AUTOR: PROFESSOR NAZARENO