CRITICOU
Senador de Rondônia sobre presidente dos EUA Donald Trump: “Acho que ele é louco”

Senador Confúcio Moura reflete sobre as ações e impactos do presidente dos EUA em texto publicado em seu blog

Por Informa Rondônia - segunda-feira, 17/03/2025 - 16h30

Conteúdo compartilhado 414 vezes

Porto Velho, RO – Em um texto publicado em seu blog no dia 16 de março de 2025, o senador de Rondônia Confúcio Moura (MDB) abordou as ações e o estilo de governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O post, intitulado “Donald Trump”, não recebeu comentários e registrou 50 visualizações até o momento. O senador inicia o texto com uma reflexão pessoal sobre a figura de Trump, misturando dúvidas e impressões sobre o líder norte-americano.  

“Eu mesmo acho que ele é louco. Tem hora que penso o contrário também. Ou sou burro demais e ele superinteligente”, escreveu Moura. O parlamentar comparou Trump a governantes históricos que, em sua avaliação, foram “extraordinários” não necessariamente por serem benfeitores ou estadistas, mas por possuírem “algum parafuso frouxo na cabeça” e por agirem de forma disruptiva.  

Moura categorizou líderes mundiais em três grupos: os revolucionários, que buscam uma nova ordem; os ambiciosos, que expandem territórios em busca de poder; e os guerreiros, que “adoram matar”. Para o senador, Trump se encaixaria no primeiro grupo, como um líder insurgente que desafia a ordem estabelecida. “O Trump neste início de governo tem se mostrado insurgente”, afirmou.  

O texto critica a política de imigração adotada por Trump durante seu mandato, destacando o que Moura descreve como um “bairrismo doentio”. O senador questiona a postura do presidente em relação aos imigrantes, lembrando que os Estados Unidos são uma nação formada por povos de diversas origens. “Esquecendo que o povo americano é composto de todos os povos da terra”, escreveu.  

Além disso, Moura abordou as mudanças promovidas por Trump nas relações internacionais, incluindo a rejeição a acordos globais e instituições multilaterais. “O Trump quebra a atual ordem mundial, de acordos, instituições e relações comerciais”, afirmou. O senador também mencionou a guerra tarifária iniciada pelo governo Trump, destacando a incerteza sobre seus impactos. “Ninguém sabe no que vai dar, inclusive, para os americanos que têm feito tanta besteira, como a crise de 2008”, ponderou.  

Ao final do texto, Moura fez uma crítica indireta ao que considera excessos do capitalismo norte-americano. “Ganância demais e besteira demais não se combinam”, concluiu, sem aprofundar-se no tema.  

AUTOR: INFORMA RONDÔNIA





COMENTÁRIOS: